A história que Jujuba contou (Else)

 A HISTÓRIA QUE  JUJUBA  CONTOU

                                                                    

O palhaço Jujuba prometeu contar uma história para as crianças do circo, onde trabalhava com seu irmão Picolé.

– Lembra, dizia ele, que eu fiquei de contar uma história naquele dia em que você contou sobre as bodas de prata do tatu?

– Lembro, disse Picolé. Você disse que história para crianças tem que ter bruxas, fadas, duendes, príncipes, princesas, reis e rainhas. Pois então. Vamos lá, sabichão!

E Jujuba contou que:

Num grande castelo, ao lado de um belo lago, morava uma linda princesinha de cabelos dourados chamada Luana. Do outro lado do lago havia uma floresta. Diziam que bem lá dentro numa caverna escura, morava uma bruxa malvada e muito feia.

Um dia a bruxa viu a princesa Luana passeando na beira do lago e, invejando sua beleza, transformou-a num cisne. Mas, nessa hora, um príncipe que era apaixonado pela princesinha vinha chegando ao castelo e presenciou a cena.

Imediatamente voltou galopando em seu cavalo até a casa de sua madrinha, uma fada muito poderosa que veio até o castelo e com sua varinha mágica desfez o feitiço da bruxa. Quando Luana viu o príncipe, abraçou-o dizendo:

– Que felicidade, meu querido príncipe! Você salvou minha vida!

Dias depois, com o consentimento do rei e da rainha o príncipe casou-se com Luana e…

– Já sei, falou Júlia, uma menina que ouvia a história com bastante atenção. Viveram naquele castelo felizes para sempre.

– Não, não, disse Jujuba. Infelizmente a história não termina aqui porque a bruxa voltou a atacar.

Naquela mesma noite quando a festa de casamento terminou, a bruxa transformou a princesa Luana numa pombinha, que saiu voando pela janela, deixando o príncipe desconsolado. Ele então montou em seu cavalo e correu alcançar sua madrinha, que não tinha ido muito longe, pois saíra tarde da festa.

A fada convocou todos os duendes da floresta ordenando-lhes que fossem à procura da pombinha.

– Como saberemos que é a princesa?

A fada contou que ao desfazer o feitiço do cisne deixara previsto que se a bruxa transformasse de novo a princesa em qualquer coisa, ela teria a marca de uma lua.

Assim os duendes saíram rapidamente em busca da pombinha encontrando-a não muito longe dali e a fada desfez o feitiço.

Julia perguntou:

– Será que a bruxa não fez mais mal à princesa?

– Não, falou Jujuba. Depois disso sim, eles viveram felizes para sempre, porque os duendes fecharam a caverna da bruxa e ela nunca mais conseguiu sair de lá!

* Else Sant’Anna Brum, escritora e educadora

COMPARTILHE: