AJL realiza Sessão Magna de posse dos novos acadêmicos

AJL realiza Sessão Magna de posse dos novos acadêmicos

A Academia Joinvilense de Letras (AJL) realizou nesta terça-feira, 10 de novembro, a Sessão Magna de seus novos acadêmicos: José Carlos Vieira, Simone do Nascimento Silva e Walter de Queiroz Guerreiro.

A solenidade presencial foi realizada na Sala Mozart da Sociedade Harmonia-Lyra e reservada a um número restrito de convidados (30% da ocupação do espaço), atendendo ao protocolo sanitário determinado pela Prefeitura de Joinville, em função da epidemia de Covid-19. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, José Raulino Esbiteskoski , representando o prefeito Udo Döhler; Margareth Trentini Berri, representando a Secretaria Municipal de Educação, Marli Avancini, representando a CDL; entre amigos, familiares e acadêmicos da AJL.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela página da AJL no Facebook e assistida por dezenas de pessoas, representantes de academias de letras do País e autoridades. Agradecemos a todos pela presença. O vídeo continua online no Facebook.

 

Sobre os novos acadêmicos:

  • José Carlos Vieira foi empossado como sucessor de Miraci Dereti, na cadeira número 4. Vieira é Engenheiro Civil, pós-graduado em Planejamento e Gerenciamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS e em Física Teórica e Experimental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde é professor, na Faculdade de Engenharia. Ocupou os cargos de presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (IPPUJ) por duas vezes, foi presidente da Fundação Universitária da Região de Joinville, secretário de Meio Ambiente e Agricultura, presidente da Companhia de Água e Saneamento do Estado de Santa Catarina (Casan), Vice-Prefeito de Joinville, Deputado Estadual e Deputado Federal em quatro Legislaturas. Escreveu os livros “Descentralização e Desconcentração” (2008) e “Felicidade Sustentável” (2011).
  • Simone do Nascimento Silva tomou posse como sucessora do acadêmico Carlos Gomes de Oliveira, na  cadeira número 33; natural de Imbituba, é formada em Letras e Direito pela Univali, pós-graduada em Direito Público e Prática Jurídica pela FURB e pós-graduada em  Administração Pública: A Dimensão Estratégica da Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas; Exerceu a profissão de professora do ensino básico e professora de Educação para Jovens e Adultos do EJA, foi conciliadora do Juizado Especial Cível e do Juizado Especial Federal Previdenciário. Atualmente é servidora pública municipal – secretária executiva, na Secretaria de Assistencial Social e presidente interina do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Lançou os livros  “Uma Festa de Tradição Açoriana: Festa do Divino Espírito Santo e Santa Ana” (2017) e “Vida e Obras de Marcos Rück” (2018), além de participar de  antologias.
  • Walter de Queiroz Guerreiro é o sucessor do acadêmico e fundador da AJL, Adolfo Bernardo Schneider, na cadeira número 36. Guerreiro é Biologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em protozoologia e parasitologia; historiador pela PUC, com especializações no Arquivo Histórico Nacional e Itamaraty; e mestre em arte pela Universidade de Londres. Foi diretor cultural no Museu do Ipiranga, do Museu Fritz Alt e do Arquivo Histórico de Joinville. Produziu  matérias e críticas sobre Arte nos jornais “A Notícia” e “Gazeta Mercantil” e escreveu os livros  “Karl Völkl, Mestre-Artífice” (2006), “Fritz Alt- A verdade do desejo” (2007), “Em cartaz- 30 anos: Festival de dança de Joinville” (2010) e “Schwanke: Rastros”, entre outros.
COMPARTILHE: