ARNALDO S. THIAGO

ARNALDO S. THIAGO

Cadeira 1

ARNALDO S. THIAGO (*1886 +1979)

Patrono: Alfredo Nóbrega de Oliveira

Francisquense de nascimento, Arnaldo Claro de S.Thiago pertencia a uma família ligada à política e às letras. Seu pai, Joaquim Antonio de S.Thiago, foi jornalista, professor, dramaturgo e político, ao passo que seu tio, além de jornalista, tornou-se vice-governador e governador de Santa Catarina.

Enveredando também ele pela política, Arnaldo tornou-se deputado estadual em duas legislaturas: de 1913 a 1915 e de 1916 a 1918.

No campo literário, foi um dos fundadores da Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira nº 19 que teve como Patrono seu pai. Passados os anos, tornou-se co-fundador de uma segunda Academia: a Joinvilense de Letras, que passou a integrar em 1972.

Além de membro-fundador das duas Academias pioneiras do nosso Estado, pertenceu ele a várias outras associações culturais brasileiras e estrangeiras, tais como a Academia “Gl’Immortali d’Italia”, de Messina, que o indicou ao Prêmio NOBEL de Literatura de 1971 por sua obra “Dante Alighieri – O Último Iniciado”, prêmio este que teve como vencedor o poeta chileno Pablo Neruda. Segundo consta, por 3 vezes candidatou-se à Academia Brasileira de Letras, sem que tenha logrado êxito em integrar seus quadros
Autor de mais de 50 obras e traduções, merecem destaque, além do já mencionado “Dante Alighieri – O Último Iniciado”, os seguintes títulos: “Escrínios d’Alma (publicado em 1914), “História da Literatura Catarinense”, “Paisagens Meridionais”, “O Conflito dos Séculos”, dentre outros.

Faleceu em 1979 na cidade do Rio de Janeiro, aos 93 anos incompletos. Desde 12 de março de 2015 a Academia Joinvilense de Letras publicou Edital visando encontrar um sucessor para a cadeira dignamente ocupada por Arnaldo S.Thiago, nome que figura com letras maiúsculas nas nossas letras e fonte de inspiração às gerações que o sucederam, culminando com a eleição do advogado e escritor Salustiano Luiz de Souza.


(pesquisa e redação por: Paulo Roberto da Silva, secretário-geral da AJL, a 06/04/2015, revisado a 09/02/2019).

Fonte da imagem: http://www.flickr.com/photos/9476322@N08/649574284/sizes/m/in/photostream/

COMPARTILHE: