BRASIL GÖRRESEN

BRASIL GÖRRESEN

Cadeira 3

BRASIL GÖRRESEN / BRASIL GERSON (*1904 +1981)

Patrono: Auguste de Saint-Hilaire

Sob este título, o Acadêmico Hilton Görresen discorreu com perfeição sobre a vida e obra de seu tio, o também Acadêmico Brasil Görresen, que adotou o nome de “Brasil Gerson” em suas obras. O texto merece ser conferido no seguinte link: http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/1743386

Efetivamente, Brasil Gerson van der Heyden Görresen foi um intelectual bastante completo, que trafegou com segurança pela letras, seja como historiador, jornalista, escritor, teatrólogo, crítico e roteirista de cinema.

Nascido em 1904 em São Francisco do Sul, foi em Joinville que se iniciou no meio jornalístico, à época no “Jornal de Joinville”, de Eduardo Schwartz.

Em 1950 recebeu o prêmio Joaquim Nabuco (de história social), da Academia Brasileira de Letras (ABL), por sua obra “Garibaldi e Anita – Guerrilheiros do Liberalismo”.

Desde 07 de dezembro de 1972 tornou-se membro-fundador da ACADEMIA JOINVILENSE DE LETRAS (AJL), mas faleceu poucos anos depois, a 20 de agosto de 1981, no Rio de Janeiro.

Mediante Edital lançado em 13 de junho de 2016, a Academia buscou encontrar um sucessor para este verdadeiro mestre das palavras, resultando na eleição do escritor David Gonçalves.

(pesquisa e redação por: Paulo Roberto da Silva, secretário-geral da AJL, a 25/06/2016, revisado em 09/02/2019).

Fonte da imagem: Acervo Pessoal do Acadêmico Hilton Görresen.

COMPARTILHE: