GUIOMAR BELTRÃO FERREIRA

GUIOMAR BELTRÃO FERREIRA

Cadeira 28

GUIOMAR BELTRÃO FERREIRA (*1924 +2015)

Filha de Gilberto Gutierrez Beltrão e Etelvina Brito Beltrão, nasceu no dia 25 de agosto de 1924 em Tibagi (PR). Casada com Walter Ferreira. Têm três filhos: Gilberto, Scheyla e Elizabete. Formada em Pedagogia, área de Supervisão e Orientação Escolar. Tem curso de Noções de Serviço Social e Psicologia, Curso Prático de Língua Portuguesa e de Capacitação de Recursos Humanos para o Ensino Supletivo. Tem certificado de participação na Segunda Semana de Educação promovido pelo Cetepe. Participou do movimento Cívico Patriótico Ouro de Joinville para o Brasil. Fez parte da Comissão encarregada da criação da Academia Joinvilense de Letras. Sócia correspondente do Centro de Letras do Paraná, da Academia José de Alencar, do Centro Feminino de Cultura do Paraná e de outras entidades. Faz parte da Academia de Letras de Joinville. Foi incluída no livro “Indicador Catarinense”.

Livros publicados: “Glicínias de Agosto”, “Centenário de Gilberto Gutierrez Beltrão”, “Joinville Cidade das Flores”, “Tertúlia” (livro com o qual foi premiada), “Memória Médica Dr. Walter Ferreira”, “Passado-Presente, 151 Anos de Joinville” e “Colcha de Retalhos”.

Curso de Noções de Serviço Social e Psicologia, ministrado pelos professores José Cláudio Vilhena de Moraes e Lourdes Maria Maia. / Curso Prático de Língua Portuguesa. / Capacitação de Recursos Humanos para o Ensino Supletivo. / Certificado Ministério do Exército: colaboração prestada na realização da Aciso 1/76 no município de Garuva. / Certificado do Ministério do Exército: colaboração prestada na realização da Aciso 1/77 no município de Araquari. / Certificado (com base na Lei 5.692 de 11/08/71), conferido a Guiomar Beltrão Ferreira, de frequência e aproveitamento ótimos no Curso de Cultura Brasileira. / Certificado da Associação Catarinense de Cultura pela participação na Primeira Semana de Educação no Curso de Atualização Educacional, promovido pelo Cetepe, realizado no período de 14 a 18 de agosto de 1978. / Certificado de participação na Segunda Semana de Educação promovida pelo Cetepe, realizado no período de 14 a 18 de agosto de 1979. / Participou do Movimento Cívico Patriótico Ouro de Joinville para o Brasil. / Designada pelo Excelentíssimo Prefeito Municipal Sr. Dr. Nilson Bender para participar – e fazer parte na fundação – da Comissão incumbida da criação da Academia Joinvilense de Letras. / Fazendo parte na comunidade de Joinville, esposa e companheira atendendo e orientando as pessoas que vinham procurar seu esposo, que é médico, com vivência muito grande na Sociedade de Medicina, como companheira de médico. / Ministrou aulas de civismo no Centro de Cultura Feminina de Joinville, ao povo de Joinville. / Apresentou palestras no Centro de Letras do Paraná, Centro Ildefonso Correa. / Foi Oradora da turma de Supervisores de 1979. / Ministrou aulas no 1º e 2º graus do Colégio Técnico Joinvilense. / Lecionou durante 14 anos no Curso Supletivo do Colégio Técnico Joinvilense. / Professora aposentada. / Recebeu duas proposições de Louvor da Câmara Municipal de Vereadores pelo seu trabalho em prol da Cultura do Paraná. / Representou a mulher de Joinville na Convenção da antiga UDN, tendo ganho uma corbeille de flores do Exmo. Sr. Governador Heriberto Hülse. / Sempre colaborou com seu esposo no atendimento aos doentes. / Seu esposo completou 58 anos de serviços médicos e completaram 57 anos de casados. / Ambos viram Joinville crescer e cresceram juntamente com ela.

A poetisa Guiomar foi uma pioneira.

Participou das reuniões preparatórias de fundação desta Academia em 1969 integrando o quadro de fundadores.

Em 2013 seu voto foi decisivo para a reativação da Academia que se encontrava inativa há vários anos.

Além da premiada obra “Tertúlia”, também são de sua autoria os seguintes títulos: Glicínias de Agosto, Centenário de Gilberto Gutierrez Beltrão, Joinville Cidade das Flores, Memória Médica do Dr. Walter Ferreira, Passado Presente: 151 Anos de Joinville e Colcha de Retalhos.

Esposa do saudoso médico Dr. Walter Ferreira, foi sua colaboradora constante nas atividades médicas.

Escolheu como patrono de sua cadeira o também médico Dr. Norberto Bachmann.

Fonte da imagem: http://www1.an.com.br/2002/ago/fotos/15cid01.jpg

COMPARTILHE: