Hans Dieter Schmidt

HANS DIETER SCHMIDT

HANS DIETER SCHMIDT (*1932, Joinville-SC +1981, Seara-SC), então Diretor-Presidente da empresa Fundição Tupy S/A

 

Hans Dieter Schmidt nasceu no dia 9 de março de 1932, filho de Albano e Adele Emma (Wetzel) Schmidt, industrial em Joinville, criador da Fundição Tupy no dia 9 de março de 1938,

Com estudos realizados em Joinville e em São Paulo, Dieter Schmidt assumiu a presidência da Fundição aos 26 anos de idade, em razão da morte do pai, que sofria de problemas cardíacos e veio a falecer em 1958.

Carregado de energias realizadoras, em pouco tempo, elevou a já maior empresa de Joinville ao patamar de líder em fundição na América Latina. Tinha visão de futuro e em poucos anos transformou a fundição encravada no centro da cidade, no maior polo metalúrgico do Sul do Brasil, transferindo suas instalações para o então Distrito da Boa Vista, a partir de 1954.

Líder empresarial e comunitário, presidiu a Associação Comercial e Industrial de Joinville e edificou sua sede própria num edifício com 11 andares, no centro da cidade, trazendo o então todo poderoso ministro Delfim Neto para a sua inauguração.

Casado com Maria Claudia Quintanilha de Almeida Schmidt, teve três filhos. Ocupou o cargo de secretário de Indústria e Comércio do governo de Santa Catarina no governo de Jorge Bornhausen e faleceu em desastre de avião, no Oeste de Santa Catarina, na tarde do dia 23 de setembro de 1981, aos 49 anos de idade.

Fonte da imagem: http://wp.clicrbs.com.br/anmemoria/2012/03/18/an-memoria-domingo-hans-dieter-schmidt/?topo=84%2C2%2C18%2C%2C%2C84

COMPARTILHE: