IRACI SCHMIDLIN

IRACI SCHMIDLIN

IRACI SCHMIDLIN (*1930 +2003)

A professora Iraci Schmidlin nasceu em 26 de junho de 1930 em Florianópolis, Santa Catarina. Na década de 1950 se mudou para Joinville. Normalista, Iraci iniciou a docência no antigo SESI. Em 1954, casou-se com Rubem Roberto Schmidlin e, dois anos depois, nasceram seus filhos gêmeos, Rogério Raul Schmidlin e Elaine Schmidlin. Neste período, dedicou-se aos filhos e cursou a Faculdade de Letras, na antiga FURJ/ UNIVILLE.

Sempre professora, exerceu por muitos anos a docência no Colégio Celso Ramos, atuando em diversos níveis. Na década de 1960 Iraci obteve  diploma de Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.

Em paralelo entrou para o quadro docente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, acompanhando ativamente a construção da FEJ – Faculdade de Educação de Joinville.

Iraci Schmidlin foi Secretária Municipal de Educação em três períodos, ou seja,  nas gestões dos prefeitos: Nilson Wilson Bender, Harald Karmann e Wittich Freitag. A frente da secretaria estruturou o plano de Cargos e Salários do Professor Municipal, construiu escolas e inaugurou as seguintes instituições: Escolinha de Artes Fritz Alt, Museu do Sambaqui e Arquivo Histórico.

A professora Iraci Schmidlin promoveu a primeira feira do livro em Joinville, além de direcionar um olhar atento para os artistas da cidade, como Mário Avancini – que conheceu como calceteiro de ruas. Sempre dedicada à arte e à cultura, mantinha grande apreço pelo aspecto cultural da educação, bem como estima pelo patrimônio histórico da cidade. Na década de 1970 frequentou a Escola Superior de Guerra –ESAG –,a primeira mulher em sua época, no Rio de Janeiro.

Iraci Schmidlin faleceu em 20 de julho de 2003, deixando seus legados, especialmente na cultura e educação de Joinville.

Como forma de homenagear a Professora Iraci Schmidlin, o CEI – Centro de Educação Integrada, situado à Rua São Francisco do Sul, nº 235, bairro Jarivatuba/Joinville recebeu seu nome, através do decreto nº 12358.  

O CEI foi fundado em 24 de setembro de 2008, e inaugurado no dia 5 de dezembro de 2008. É uma unidade de Educação Infantil do Município de Joinville, iniciado em 1974 com o programa CERI, que visava atender crianças cujos pais estivessem trabalhando. Oferece uma educação biopsicossocial, com o objetivo de formar cidadãos críticos, analíticos e participativos na sociedade.

 

 

 

(Pesquisa e redação de Nelci Seibel)

 Referências

MARIA, Ivone. Diretora do CEI Professora Iraci Schmidlin. Depoimento [15.4.2019].

Fonte da imagem: “Colcha de Retalhos”. Guiomar Beltrão Ferreira. Curitiba: Artes Gráficas e Editora Unificado, 2005, p. 45.

COMPARTILHE: