Lauro Carneiro de Loyola

LAURO CARNEIRO DE LOYOLA

LAURO CARNEIRO DE LOYOLA (*1907, Paranaguá-PR +1979, Rio de Janeiro-RJ), então Deputado Federal por Santa Catarina

Nasceu na cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná, no dia 14 de janeiro de 1907, tendo como pai o médico psiquiatra Dr. José Guilherme de Loyola e como mãe Augusta Carneiro, de tradicional família daquele estado.

Fez seus primeiros estudos em Paranaguá e depois ingressou no colégio militar de Barbacena, em Minas Gerais.

Casou-se em Curitiba, onde morava com seus pais, com a jovem joinvilense Regina Moreira Douat, novembro de 1931. Funcionário do Banco do Brasil, galgou as maiores posições dentro da instituição, até se transferir para Joinville, iniciando carreira nas empresas do Grupo Douat, aos 24 anos de idade apenas.

Lauro Carneiro de Loyola desenvolveu com brilhantismo suas atividades de executivo empresarial e se destacou ainda nas gestões em prol da comunidade através da Associação Empresarial de Joinville, onde ocupou cargos de destaque por longo tempo.

Em 1954 trocou de partido político, passando do PSD para a UDN e se elegeu então para a Câmara Federal, inicialmente como suplente, depois como efeito. Permaneceu na Câmara, então no Rio de Janeiro, por quatro mandatos sucessivos, dando notável contribuição ao desenvolvimento da de toda a região Norte, especialmente nas áreas de infraestrutura, como estradas, aeroportos, energia elétrica e telecomunicações.

As atividades políticas e empresariais foram continuadas pela atuação de um de seus filhos – José Henrique Carneiro de Loyola – que ocupou cargos na administração pública no governo de Santa Catarina e na condição de vice-prefeito de Joinville, além de presidente honorário da Associação Comercial e Industrial de Joinville.

Lauro Carneiro de Loyola foi acometido de Acidente Vascular Cerebral, no começo dos anos 70 e se afastou da vida pública, inclusive renunciando ao mandato de deputado federal. Faleceu no dia 5 de outubro de 1979, no Rio de Janeiro.

Fonte da imagem: www.camara.gov.br/internet/deputado/depnovos_foto.asp?id=122511&nomeParlamentar=CARNEIRODELOYOLA

COMPARTILHE: