NSC Total sobre os 50 anos da AJL

Lisandra Oliveira

Academia Joinvilense de Letras celebra 50 anos de fundação

Palestra com os presidentes das academias de Letras do Paraná e de Santa Catarina marcará as comemorações da Academia Joinvilense de Letras. A instituição completa 50 anos de fundação em novembro de 2019 e realiza um encontro para discutir sobre literatura, intercâmbio de talentos e a realidade dos núcleos acadêmicos. As palestras serão realizadas no próximo dia 14 de novembro, às 19h, na Sociedade Harmonia-Lyra. A entrada é gratuita.

Entre os palestrantes, o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Lopes Buchmann. Ele tem 16 livros publicados, abrangendo gêneros como crônicas, romance e pesquisa histórica. O escritor vai falar sobre “O intercâmbio de talentos da literatura entre Santa Catarina e Paraná”. O tema é, considerado por ele, atual devido à proximidade e troca cultural entre os dois Estados.

Já o presidente da Academia Catarinense de Letras, Liberato Manuel Pinheiro Neto, vai abordar sobre como “As academias e a literatura em Santa Catarina – a proliferação daquelas e a deterioração destas.”. O escritor é professor universitário aposentado, poeta e jornalista, e membro da Academia Catarinense de Letras, da Associação Catarinense de Imprensa, da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele e coordenador do projeto comunitário Confraria da Leitura na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Tem sete livros publicados nos gêneros de poesia e contos, e está presente em diversas antologias no País.

A Academia Joinvilense de Letras (AJL) foi fundada em 15 de novembro de 1969 e é a segunda mais antiga academia de Letras de Santa Catarina – antes dela só havia a Academia Catarinense de Letras (ACL), fundada em 1920 e que ganhou expressividade na década de 1960.

COMPARTILHE: