Pesquisa com cuca (Nelci)

PESQUISA COM CUCA

 

No ano de 2004 lançamos em São Francisco o livro “São Francisco do Sul 500 Anos – Construções Históricas”. Foi uma das ações integrantes do programa de comemoração aos 500 anos de descobrimento do lugar, creditado à expedição francesa comandada por Binot Paulmier de Gonneville , que teria adentrado à Baía Babitonga e pisado em um terreno até então habitado somente pelos índios carijós. Esse acontecimento se dera no dia 4 de janeiro de 2004.

Para a coordenação da programação foi criado o “Instituto 500 Anos”, cujo presidente, dois representantes da prefeitura e nós – Nelci Seibel e Denise Hansch, contratadas para a execução do livro – saímos, a pé pela cidade para eleger as 60 construções históricas que entrariam no livro. De forma “politicamente correta”, sem muita interferência nossa, mesmo porque então ainda não conhecíamos muito sobre aquelas casas, a não ser suas belas e centenárias fachadas.

Contrato assinado, patrocínio assegurado – de uma das empresas da Petrobras em São Francisco – demos início as pesquisas, buscando o histórico de cada uma dessas preciosas construções. No início não fomos muito bem recebidas. Marcando as visitas, as pessoas titubeavam, perguntando por que nós, de Joinville, estaríamos fazendo esse trabalho. Porém, aos poucos conseguimos a atenção das idosas senhoras que viviam naquelas casas.

Descobrimos um método de abertura: elas adoravam as cucas das padarias de Joinville. Pronto: a cada entrevista uma cuca. Acabaram se tornando nossas amigas e acabavam nos convidando para tomar café com elas. Alguns senhorzinhos de 90 anos nos atendiam com todo carinho, sentindo-se honrados em poder contar suas histórias e as de suas casas.

Uma das senhoras, de mais de 80 anos nos concedeu um apoio especial. Culta e sempre atenta às novidades, havia reunido arquivos de jornais – um deles de A Notícia de várias décadas e dois de jornais de São Francisco. Emprestou-nos, sob o compromisso de renovar as capas, esfarrapadas por empréstimos anteriores. Foi o que fizemos.

Outro apoio incontestável foi o cartório da cidade que, após o café com cuca de Joinville para toda equipe, o chefe encarregou um funcionário para fotocopiar nos grandes livros manuscritos, as escrituras de toda lista dos imóveis que entrariam no livro, facilitando muito nossas buscas. A Prefeitura também despendeu seu quinhão de contribuição, visto que o pedido da obra partiu do então prefeito do município.

O livro “São Francisco do Sul 500 Anos – Construções Históricas” foi lançado na sede da empresa da Petrobras, e depois, por esta distribuído pelo mundo. E pela Prefeitura, a quem entendesse de importância. Para a alegria de todas as pessoas que contribuíram com a pesquisa realizamos um café da tarde, com a entrega de um livro autografado, quando recebemos aplausos e fomos graduadas como cidadãs francisquenses. Incomparável a conquista das amizades que obtivemos nesses quase dois anos de contato.

 

Nelci Seibel

Maio 2020

COMPARTILHE: