Aborrescências (Simone Gehrke)
Aborrescências
Além da idade, existem fatores que denunciam a chegada da adolescência – do comportamento rebelde à ebulição das espinhas. Mas você tem certeza de que seu filho chegou à puberdade quando ele pede que você conte uma história e, em vez de se acalmar com ela em busca do sono, torna-se ainda mais desperto e começa a questionar o que considera lapsos e incoerências nos contos de fadas.
– Era uma vez uma menina …
– Peraí, mãe. Por que TODAS estas histórias começam com “Era uma vez”? Eu quero saber QUANDO aconteceu.
– Ok. 73 anos atrás, havia uma menina que morava com sua mãe numa casinha ao lado de uma floresta. Como ela sempre usava um capuz…
– … vermelho, feito pela avó, era chamada de Chapeuzinho. E o pai dela, por que não entra na história?
– No ano de 1943 o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial. O pai de Chapeuzinho era um soldado. Do exército alemão, antes que você me pergunte.
– Tá.
– Num sábado de outono, a mãe de Chapeuzinho preparou um bolo e pediu que a menina o levasse à avó, que estava doente e morava sozinha no meio da floresta.
– Mãe, naquela época as pessoas não tinham telefone?
– Não.
– E como é que deixavam uma velhinha doente viver sozinha no meio da floresta?
– Meu filho, ela só estava um pouco gripada.
– Continua.
– A mãe preparou o cesto e pediu que a filha tivesse cuidado, que não se desviasse do caminho para não encontrar o lobo mau…
– Mas a menina teimosa…
– …distraída – corrige a mãe.
– … acaba encontrando o lobo e dá todo o serviço pra ele: que a avó mora sozinha, onde fica a casa dela…Só que lobos não falam.
– Engano seu. Nas fábulas, eles falam. E as pessoas entendem. Continuando de onde você parou, o lobo pega um atalho, chega na casa, imita a voz da menina, come a avó e se veste com as roupas dela.
– O lobo não é muito pequeno para engolir uma velhinha inteira?
– O lobo desta história era um dos maiores da Alemanha – e a vovó não era muito grande.
– E a roupa serviu?
– Um pouco apertada. Então a Chapeuzinho chegou, o lobo tentou enganá-la, mas ela descobriu o truque e pediu socorro.
– E aí, magicamente, os caçadores aparecem e tiram a avó da barriga do lobo!
– Os caçadores, além de vizinhos da vovó, tinham prática em suturas por causa da guerra. Aliás, era só por causa da presença deles nas redondezas que a família deixava a vovó viver sozinha na floresta.
Simone Gehrke