Ac. Nelci Seibel leu Gabiões do Piraí, de Onévio Zabot

 

Gabiões do Piraí

 

Para me sentir honrada e orgulhosa, bastava escrever o prefácio desta incrível obra de mais de 600 páginas, a convite do autor, Onévio Zabot. Porém, ao lê-la, para o que levei um bom tempo (aliás, li duas vezes, acreditem!), fiquei realmente pasma. Zabot consegue apresentar uma irretocável fotografia de Joinville nunca antes vista. E claro, como engenheiro agrônomo, com ênfase do interior, das áreas rurais.

Descreve as diferentes atividades desenvolvidas com êxito por famílias joinvilenses no campo, na terra, na água e nas florestas. Sim, nas florestas também! Um feito só de alguém que conhece passo a passo a vida dos agricultores e ainda com detalhes a respeito dos diferentes setores de plantações e de criações. E destacar ainda os regalos que a própria natureza nos proporciona. Sem nada nos exigir em troca, a não ser a sua preservação, para que possa seguir nos servindo pelo tempo afora. As linhas de “Gabiões do Pirai” revelam o quanto a natureza de Joinville é rica e abundante.

A Força do Campo, Plantas Alimentícias não Convencionais, Agricultura e Meio Ambiente, Plano Safra, Estradas Rurais, Mangues: Berçários da Natureza, Arrozeiras: Tesouro dos Pântanos, Gabiões do Piraí, etc., são alguns dos títulos que compõe a obra de Zabot. …”Gabiões são cestas aramadas que, preenchidas com pedras miúdas e posicionadas, elevam o nível das águas ao barrá-las, o que aumenta a vazão dos canais de irrigação…”(pág. 268), para amoldar a dosagem da água à necessidade dos arrozais.

Onévio Zabot sempre trabalhou aliado a entidades e fundações de diferentes segmentos da agricultura, tais como EPAGRI, CEASA, ACARESC, entre outras, nas quais por diversas vezes desempenhou o papel de presidente, pela sua experiência e desempenho no setor.

Como membro da Academia Joinvilense de Letras, ele merece toda a consideração dos demais acadêmicos, por tudo o que tem para nos ensinar e que nem sempre se encontra nas páginas dos jornais. Alvíssaras Zabot!

 

Nelci Seibel

1º. Março 2024

COMPARTILHE: