Eleita nova diretoria da AJL para o período de 2022/2024.

 

Como está previsto no estatuto da Academia Joinvilense de Letras (AJL), a cada dois anos, sempre em outubro, são realizadas novas eleições de diretoria.

Na noite passada, 06 de outubro de 2022, às 18h30, com segunda chamada às 19h, na sala Mozart da Sociedade Harmonia-Lyra foi realizada a Assembleia Extraordinária para  eleição da nova chapa diretiva, a qual foi aprovada por unanimidade de votos entre os acadêmicos.

A data foi definida levando em conta a agenda e disponibilidade de espaço da Lyra, pois a sala da AJL está fechada a partir deste mês para o início do processo de restauro.

O edital foi lançado e publicado no prazo regulamentar e pode ser conferido no nosso site pelo link https://academiajoinvilense.com.br/edital-de-convocacao-de-assembleia-geral-extraordinaria-da-academia-joinvilense-de-letras-para-eleicao-de-nova-diretoria/

A nova diretoria foi assim formada:

Presidente: Maria Cristina Dias

Vice: Onévio Zabot

Secretária Geral: Simone Nascimento

1ª secretária: Else Sant’Anna Brum

2º secretário: Ronald Fiuza

1º tesoureiro: Marcelo Lufiego

2º tesoureiro: Alessandro Machado

A gestão 2020/2022 chegou ao fim, constatando que seu objetivo primordial foi cumprido e que avançou em pontos importantes na história da AJL.

Em carta datada exatamente de 6 de outubro de 2020, definiu-se que o objetivo primordial da chapa liderada por Maria Cristina Dias e Ronald Fiuza seria manter a AJL ativa e atuante.

E este objetivo foi plenamente alcançado. A AJL se manteve unida em torno de seus objetivos e realizou ações importantes como:

  • A reativação do Concurso Literário Carlos Adauto Vieira e a aproximação com escolas das redes pública e privada;
  • A continuação da série Ensaio, com a publicação do livro “AJL – 50 anos” e, em 2022, “Letras de Natal” (em fase de finalização);
  • A consolidação e ampliação da presença on-line, nas mídias sociais;
    • Ampliação das atividades do site com a implantação da biblioteca on-line (por enquanto restrita à área privativa dos acadêmicos), que já conta com mais de 40 títulos dos atuais acadêmicos;
    • Ampliação da visibilidade dos eventos, transmitidos ao vivo nas Sessões Solenes de Posse e da Saudade;
    • Criação do Instagram da AJL, para alcançar um público maior;
  • Restabeleceram-se os encontros presenciais, especialmente os Cafés e Sessões Solenes, paralisados em função da pandemia que assolou o mundo;
  • Iniciou-se o debate para que se defina “o que é a AJL, o que fazemos aqui, e onde queremos estar daqui a alguns anos, assim como o que é ser acadêmico”. Com isso, ampliou-se o preenchimento qualificado das cadeiras da AJL, estabelecendo critérios de admissão que priorizam a produção literária e intelectual, e o comprometimento com a academia;
  • Reiniciou-se o preenchimento das cadeiras de membros correspondentes.

A mais importante ação deste período, porém, não estava prevista nas diretrizes iniciais: Criar a personalidade jurídica da AJL e iniciar um processo de autossustentabilidade financeira.

Embora existente há 50 anos, a AJL não tinha personalidade jurídica, um CNPJ, o que a limitava (na prática, impedia) a busca por recursos externos para viabilizar os seus projetos.

Depois de um trabalho burocrático de um ano para regularizar todas as atas necessárias e o estatuto, finalmente foi possível tirar o CNPJ em fevereiro de 2022. Em seguida, foi aberta a conta-corrente da Academia Joinvilense de Letras, algo fundamental para a prestação de contas da entidade e que até então não existia.

Com isso, em 2022, todos os projetos (o Concurso Literário e o Ensaio – Letras de Natal) foram viabilizados com patrocínio, sem impactar no caixa da AJL, composto de módica mensalidade não atualizada há mais de cinco anos.

Esta foi a grande conquista da gestão 2020-2022, que pavimenta o caminho para a AJL do futuro, ativa, unida e autossustentável.

A presidente Maria Cristina Dias e o vice presidente Ronald Fiuza agradecem a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para os avanços da AJL neste período e entregam, para a próxima gestão, a AJL mais coesa e forte para avançar em seu processo constante de desenvolvimento.

 

COMPARTILHE: