Pão com poesia? A Ac. Bernadéte faz.

Oficinarte – Fermento Poético

Desde 29 de janeiro 2022, Joinville recebe oficina especial de escrita criativa: o projeto Oficinarte – Fermento Poético, criado pela acadêmica e diretora da ManuscritosEditora, Bernadéte Costa. A iniciativa pretende desenvolver e fomentar a escrita poética e a cultura da economia criativa. Os participantes são introduzidos à prática da confecção de pães artesanais enquanto a criatividade aflora por meio de abordagens poéticas.

A oficina é presencial e, os inscritos trabalham desenvolvimento do gênero poesia, praticando a escrita criativa; inspirados na feitura concomitante de pão artesanal com fermentação natural, o que torna, em efeito, a escrita e leitura atrativa em seus cozimentos.

O projeto Oficinarte Fermento Poético foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Com as oficinas, Bernadéte, a criadora do projeto e também ministrante, pretende promover o sentimento de realização e de amor-próprio aos participantes.

Juntar o pão à poesia é também um instrumento para envolver-se na valorização de culturas e civilizações, viabilizando um impacto multiplicador positivo e direto na geração de trabalho, crescimento econômico e literário.

A proposta cultural do Fermento Poético

Um artista incorpora novas práticas no decorrer de sua trajetória para o desenvolvimento de suas criações. Quando Bernadéte resolveu juntar o preceito artesanal do pão à poesia, percebeu possibilidades múltiplas em sua escrita: — “Vivemos há quase dois anos uma crise de saúde mundial, contudo este panorama tem nos levado a entender o quanto a expressão e a criatividade nos mantém a lucidez e o equilíbrio, acrescentando um olhar positivo para a nossa sobrevivência”, comenta Bernadéte.

E por que o pão entra na oficina?

A preparação de alimentos contém a revelação de um microcosmo da sociedade, impregnado pela cultura, com todo o significado simbólico na construção de sistemas alimentares. Esse fazer fortifica o olhar e a criatividade, além de disponibilizar importante aprendizado no que tange a história e memórias pessoais.

Os pães artesanais estão conquistando os paladares. Colocar a mão na massa e surpreender-se com a ação do Fermento Poético interior é não render-se ao acaso e, não deixar-se prostrar diante dos acontecimentos.

O projeto da oficina

Serão quatro oficinas presenciais gratuitas, as vagas já estão esgotadas, mas se você tiver interesse mantenha contato, pois pode haver algum impedimento de alguma inscrito, e estamos trabalhando com lista de espera. Após a realização das quatro oficinas presenciais haverá um Encontro Virtual Final, este será aberto à comunidade, pois terá o formato de um sarau, momento em que os participantes das oficinas poderão declamar os poemas criados durante a realização das oficinas presenciais.
Instigar a imaginação e exercitar a escrita criativa por meio do contato com o pão e seus ingredientes, além de habilitar novos escritores e apreciadores da escrita ao aprofundamento e criação literária no gênero poesia fazem parte dos objetivos do projeto Oficinarte – Fermento Poético, criado e executado por Bernadéte Costa.

COMPARTILHE: