Adhemar Garcia

ADHEMAR GARCIA

ADHEMAR GARCIA (*1905, Joinville-SC +1983, Joinville-SC), então Membro do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Adhemar Garcia Filho nasceu em Joinville, no dia 1º de julho de 1935, em Joinville/SC, filho de Adhemar Garcia e Inah Jardim Garcia. Cursou o primário no Grupo Escolar Conselheiro Mafra, em Joinville e o secundário no Colégio Bom Jesus, em Joinville. A Faculdade de Direito Adhemar cursou na Universidade do Paraná, ate o 3º ano, quando se transferiu para a Faculdade de Direito em Florianópolis /SC, onde se diplomou como bacharel em 1960.

         No decorrer de sua vida estudantil foi sócio fundador e 1º Presidente da União Joinvilense Estudantil em 1953 e depois membro do Centro Cultural Cruz e Souza. Garcia Filho foi também membro do Conselho Regional da União dos Escoteiros do Brasil, em Santa Catarina, de março 1974 a março 1977.

     Na atividade política/partidária Ademar Garcia reuniu longo currículo. Foi membro do diretório municipal do P.D.S; membro do diretório municipal da ARENA; delegado da convenção estadual; delegado da convenção nacional da ARENA; membro da direção executiva regional da ARENA (procurador); membro da Comissão Executiva Municipal – Vice-Presidente e Presidente do Diretório Municipal da ARENA de Joinville/SC; vereador em Joinville, de 1958 a1962; deputado estadual, nos períodos 1967 a 1971 e de 1971a1975; Constituinte de Santa Catarina, em 1967.

Adhemar Garcia Filho, além de advogado e político partidário foi também um grande empresário da região, dono de uma das maiores fábricas de carretéis de madeira do país, única no segmento no Sul do Brasil e referência nacional. Era conhecido pelo bom relacionamento com os funcionários, e, conforme antigos colaboradores, sua fábrica foi uma das primeiras a dar abono de Natal em Joinville.

Garcia foi uma personalidade de destaque, que deu nome a rua e bairro em Joinville. Foi um dos líderes políticos de Joinville com atuação ao longo das décadas de 1940 a 1970, exercendo notável importância no desenvolvimento da cidade nestas três décadas. Faleceu no início da década de 1980 e deixou profunda e relevante marca no cenário político e econômico de Joinville.

Na Assembleia Legislativa Adhemar Garcia Filho se sobressaiu como parlamentar pelo Trabalho, ocupando diversos cargos e participação em comissões técnicas diversas. Exerceu também inúmeros cargos profissionais em empresas e órgãos de ordem pública.

Por todo esse desempenho público e comunitário foi alvo de diversas honrarias e condecorações, tais como:

Medalha e Diploma comemorativo ao V Congresso Brasileiro das Assembleias Legislativas, em 1967;

Diploma de Aplicação e Estudos e Medalha MARECHAL HERMES, conferido pelo Excelentíssimo Senhor Ministro da Guerra, em 1956;

Titulo de Cidadão Honorário do Município de Schroeder/SC, conferido pela Câmara Municipal, na forma da resolução no 01/71, em 16/02/1971;

Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara de Vereadores de Joinville, em 1999;

Titulo de Cidadão Honorário do município de Barra Velha/SC, conferido pela Câmara de Vereadores, decreto legislativo n 002/1990, em 7/12/1990.

 

(Pesquisa e redação de Nelci Seibel)

 

Referências

ALESC. Constituição Estadual de 1967. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2017.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Adhemar Garcia Filho. 2019. Disponível em: . Acesso em: 09 de abril de 2019.

DIAS, Maria Cristina. Publicado em 15 de agosto de 2017, mariacristinadias.com.br.

Fonte da imagem: Sociedade Harmonia Lyra

COMPARTILHE: