📘 Saudação aos acadêmicos Maria de Lourdes e Reginaldo (Cristina)
Discurso de posse dos novos acadêmicos – 2021, 11 de novembro
Maria Cristina Dias
Boa noite a todos
Prezado secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth; secretário de Educação, Diego Calegari Feldhaus, presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer, vice-presidente da Academia Joinvilense de Letras, Ronald Fiuza, demais autoridades, confrades e amigos presentes aqui na Sociedade Harmonia-Lyra, amigos que nos acompanham à distância, por meio da transmissão ao vivo dessa cerimônia nas redes sociais, esta é uma noite de festa na Academia Joinvilense de Letras, em que temos a satisfação de receber nossos novos acadêmicos efetivos e eternos: Maria de Lourdes Bello Zimath, a Tuty, e Reginaldo Jorge dos Santos, duas personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, pessoas agregadoras e valorosas que vem somar à esta casa de amigos.
Eles chegam em um bom momento para todos nós. Um momento em que voltamos, aos poucos, a nos encontrar presencialmente, a nos ver, e até a arriscar um abraço – e como sentimos falta de abraços, de conversa frente a frente, de acolhimento nestes últimos tempos.
Os últimos dias foram intensos na cena cultural joinvilense. Estamos em meio à 17ª Feira do Livro Joinville, um evento que reúne escritores e leitores, nos traz boas conversas, muitas ideias, muita inspiração. Uma iniciativa da nossa querida acadêmica Sueli Brandão, que move céus e terras para realizá-lo todos os anos. Tivemos o Encontro de Escritores, da Associação das Letras, que tem como presidente a também acadêmica Simone Nascimento. São nossas acadêmicas na linha de frente das Letras em Joinville, nos enchendo de orgulho.
Também lançamos o livro “AJL – 50 anos”, que reúne a história da Academia Joinvilense de Letras em seus primeiros cinquenta anos de existência e traz informações sobre as pessoas que fazem parte dela. O livro foi lançado na Feira do Livro de Joinville, em evento aberto à comunidade e prestigiado pelos acadêmicos e pelo presidente da Academia Catarinense de Letras, Moacir Pereira.
O livro foi um grande desafio abraçado pelo nosso vice-presidente Ronald Fiuza, que contou com a participação do ex-presidente David Gonçalves, responsável pela edição, e a inestimável colaboração dos acadêmicos Nelci Seibel, Raquel Santiago, Hilton Görresen, Carlos Adauto Vieira, Milton Maciel, Apolinário Ternes, Bernadete Costa e Beth Fontes.
Peço a presença do nosso vice-presidente Ronald Fiuza para entregar um exemplar do livro AJL – 50 Anos” ao secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth; ao secretário de Educação, Diego Calegari Feldhaus, e ao presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer.
Prezados amigos, ao longo do tempo, vários escritores e personalidades destacaram a necessidade de sonhar em conjunto:
Miguel de Cervantes, em Dom Quixote, escreveu: “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”.
E nosso Raul Seixas cantou em alto e bom som, para todo mundo ouvir que “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.
Nós temos o sonho de ver a Academia Joinvilense de Letras cada vez mais forte e atuante, chegando à imortalidade que confere aos seus integrantes. E cada vez mais temos sonhado juntos, trabalhado juntos, e trazido personalidades como a Tuty e o Reginaldo Jorge para fazer parte deste sonho.
Tenho uma enorme alegria em ver os nossos eventos repletos de imortais com suas pelerines verdes, participando. Com Tuty e Reginaldo chegamos a 34 membros efetivos e perpétuos – e seguimos em direção ao ideal de nossos fundadores de ver a AJL plena, completa, sempre ativa. Sejam bem-vindos, queridos amigos.
Minha gratidão a todos os que estão aqui e que, no dia a dia, dão as mãos para tornar isso possível.
Muito obrigada a todos pela presença!