Ac. Maria Cristina Dias fará sessão de autógrafos do livro “Ruas de Joinville”
Escritora Maria Cristina fará sessão de autógrafos do
livro “Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade”
A jornalista e escritora Maria Cristina Dias fará sessão de autógrafo do livro “Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias de Joinville” na próxima quarta-feira, 19 de abril, às 19h, na Livraria O Sebo (Rua Dr João Colin, 572). A terceira reimpressão do livro, lançado em janeiro de 2022, também está disponível a partir de 19 de abril na Casa da Revista, no site da Editora Areia ou diretamente nas redes sociais da escritora (veja links e endereços abaixo).
O “Ruas de Joinville” foi lançado em janeiro do ano passado e rapidamente esgotou duas tiragens, disponibilizadas ainda no primeiro semestre. A obra é um compêndio da série de reportagens publicadas no jornal “A Notícia” entre fevereiro de 1998 e janeiro de 1999, um resgate da memória das origens das ruas da cidade, no século 19, com a identificação do nome original em alemão e das personalidades que dão o nome atual a elas.
Em alguns casos, por uma questão de continuidade da narrativa ou identidade da rua, a história avança um pouco para o início do século 20. O recorte se deve ao volume da obra e à publicação de uma segunda parte no futuro, com os relatos do século 20.
O resgate da memória parte da denominação original em alemão das picadas abertas pelos imigrantes que atendiam propósitos específicos, como o acesso à olaria – é o caso da Ziegeleistrasse, hoje rua do Príncipe -, Obere Hafenstrasse, agora Princesa Isabel, reduto da comunidade evangélica luterana; ou a Deutsche Pikade, a charmosa Visconde de Taunay.
Segundo Maria Cristina, a principal proposta do livro foi sistematizar e dar amplo acesso a uma faceta importante da história de Joinville, além de revelar fatos inéditos. “Mais que a história formal registrada nos livros, a intenção foi resgatar a vivência e memórias das pessoas que nasceram, cresceram e viveram na cidade, trabalhando e ajudando a construir Joinville”, justifica.
Serviço:
o quê: Sessão de autógrafo do livro “Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias de Joinville”
Quando: quarta-feira, 19 de abril, 19h às 21horas
Local: Livraria O Sebo (rua dr João Colin, 572)
Venda do livro: O Sebo, Casa da Revista (Casa da Revista (av. Getúlio Vargas, 536 e rua Max Colin, 154), site da Editora Areia https://www.editoraareia.com.br/pre-vendas) ou redes sociais da escritora ((www.instagram.com/mariacristinadias_historias/ e www.facebook.com/jornalistamariacristinadias )
Quanto: R$ 40,00
Sobre Maria Cristina Dias – Maria Cristina Dias é jornalista e escritora, formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com MBA em Marketing e Comunicação (FGV/Sociesc/SC), e mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (Univille).
É presidente da Academia Joinvilense de Letras (gestão 2020/2022 e 2022/2024) e foi coordenadora do Museu Nacional de Imigração e Colonização, de Joinville. É criadora do site “Maria Cristina Dias – Histórias Vividas, Histórias Contadas”, www.mariacristinadias.com.br, que tem como foco Memória e Identidade.
É autora do livros:
- “Se essas paredes falassem… – Um breve olhar sobre antigas casas que marcaram a construção de Joinville” (2010);
- “Mário Krüger – Uma vida dedicada ao desenvolvimento do setor metalúrgico catarinense” (2019);
- “Corruíra voou, voou” (2020);
- “Henrique Loyola, Colecionador de Desafios – o que faltou dizer” (2021);
- “Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade” (2022);
- “Lídio e Zulma – Uma história de amor à família, a Deus, ao próximo” (2022);
- “Felix – A História da Família Heinzelmann” (2023);
- Fios de História – os 75 anos da Fiação São Bento” (lançamento em maio de 2023)
Coautora dos livros “Henrique Loyola – Colecionador de Desafios” (2011) e “Uma Década de Evolução do Mercado Imobiliário – Núcleo das Imobiliárias da Acij” (2012).
É produtora e editora das revistas biográficas “Dirce – 80 Anos” (2015), “O corpo que flui… e dança” (2016); “Lembranças da minha infância na Alemanha” (2016), “Brüderlich Teilen – Dividir Irmãmente. A história da família Werlich”(2018); “Ademar Valle – Ousadia, persistência e dedicação para vencer na vida” (2021) e “Minhas origens” (2021).
É produtora do projeto multimídia “Inove e Faça a Diferença”, de Henrique Loyola (2018); coordenadora editorial do livro “O seu olhar melhora o meu”, de Iraci Seefeldt (2019); e responsável pela edição e contextualização histórica do livro “Nas margens do Cubatão”, de Mário Nascimento (2020).
Crédito da fotografia: Luciano Moraes