Academia Joinvilense de Letras lança 6º Concurso Literário e Livro Digital de 100 estudantes de Joinville reconhecidos nas edições 2023 e 2024

 

DIA MUNDIAL DO LIVRO (23 abril)

Academia Joinvilense de Letras lança 6º Concurso Literário e Livro Digital de 100 estudantes de Joinville reconhecidos nas edições 2023 e 2024

 

Em um país onde prevalece uma população de não-leitores – conforme apontou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2024 – o Dia Mundial do Livro não pode ser esquecido. Por isso, a data foi escolhida pela AJL (Academia Joinvilense de Letras) para os lançamentos do 6º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira e do Livro Digital com quase 100 textos de estudantes de Joinville que se destacaram nas edições de 2023 e 2024. O evento será realizado na quarta-feira, 23 de abril, às 9 horas, na Biblioteca Pública Rolf Colin, especialmente ambientada para marcar este momento.

O Concurso Literário Carlos Adauto Vieira é uma iniciativa que reconhece e premia o talento de jovens escritores joinvilenses, dos ensinos Fundamental e Médio, em diversos gêneros literários. Nesta sexta edição, foi criada uma categoria especial para reconhecer também os melhores textos de alunos dos municípios atendidos pela Coordenadoria Regional de Educação.

“A união da sociedade para estimular a escrita e a leitura junto às novas gerações é um importante passo para Joinville fazer a diferença”, destaca o presidente da AJL, Onévio Zabot.

Idealizado pela Academia Joinvilense de Letras, o Concurso Literário Carlos Adauto Vieira é uma iniciativa em prol da escrita e da leitura que vem consolidando sua importância graças ao apoio de diversos parceiros: o curso de Letras da Univille, a Secretaria Municipal de Educação de Joinville, a Coordenadoria Regional de Educação, a Associação Wolfgang Goethe e a biblioteca Rolf Colin, que abre suas portas para sediar este lançamento.

Também nesta cerimônia será lançado o Livro Digital com os textos dos alunos finalistas e premiados do concurso nos anos de 2023 e 2024. Com a publicação desta coletânea, dezenas de jovens estudantes de Joinville tornam-se coautores de um livro com ficha catalográfica e registro junto à Câmara Brasileira do Livro.

A partir do lançamento, o livro, com capa do aluno John Cláudio Dalcin, do CEEDUC, e edição da Manuscritos Editora, poderá ser acessado nos sites da Biblioteca Pública Rolf Colin e da Academia Joinvilense de Letras.

 

COMPARTILHE: