Academia Joinvilense de Letras realiza sessão da saudade dos acadêmicos Ronald Fiuza e Nelci Seibel
Academia Joinvilense de Letras realiza sessão da saudade dos acadêmicos Ronald Fiuza e Nelci Seibel
A Academia Joinvilense de Letras realiza no dia 27 de fevereiro, às 19 horas, em sua sede, na Sociedade Harmonia-Lyra, a Sessão da Saudade em memória dos acadêmicos Ronald Fiúza – falecido em 7/11/24 – e Nelci Seibel – em 16/01/25.
A jornalista e relações públicas Nelci Seibel passou a integrar a AJL em 2015 e ocupou a cadeira 22. Foi autora de diversas obras, com destaque para: “São Francisco do Sul 500 Anos – Construções Históricas”, “Bom Princípio Construções Históricas”, “História do Porto de São Francisco do Sul”, “Personalidades da Cultura Germânica em Joinville” e “O Balaio Gigante”, entre outras.
O médico neurologista Ronald Fiuza, ex-secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, ingressou na AJL em 2017, na cadeira 35, e também foi membro da Academia Catarinense de Medicina. Foi autor das obras ‘A Consciência – Uma viagem pelo cérebro”, “Conversas Sérias e Outras Nem Tanto”, “Dor de Cabeça: O que Você Deve Saber e o que Pode Fazer” (também disponível em inglês), “Memórias desde mundão – Como a medicina me levou a 70 países” e “Não sei e não saberei jamais”.
Os dois acadêmicos também foram vice-presidentes da entidade, Nelci na gestão 2018-2020 e Fiúza na gestão 2022. A sessão da saudade é um ritual solene realizado pela Academia Joinvilense de Letras para homenagear escritores que integraram seus quadros, relembrando sua obra e seu legado para a comunidade e o universo literário.