Academia Joinvilense de Letras tem novos imortais
Academia Joinvilense de Letras tem novos imortais
Valmir Capim Neitsch, Ernani Buchmann e Álvaro Cauduro passam a integrar a AJL. Posse será em 9 de julho
No dia 4 de junho de 2024, em assembleia geral extraordinária, a Academia Joinvilense de Letras (AJL) elegeu três novos membros para compor seus quadros:
– O escritor Valmir Capim Neitsch foi eleito membro efetivo, como sucessor do saudoso Herculano Vicenzi, na cadeira nº 18, que tem como patrono Jerônimo Francisco Coelho.
– O escritor Ernani Buchmann foi eleito sócio correspondente e ocupará a cadeira nº 12, cujo patrono é Ludwig von Alvensleben.
– O advogado Álvaro Cauduro foi escolhido membro-honorário da AJL, por sua atuação em prol do desenvolvimento da Academia e da Cultura em Joinville.
A solenidade de posse será no dia 9 de julho de 2024, às 19 horas, na sede da AJL, na Sociedade Harmonia-Lyra (Rua 15 de Novembro, 485, Centro, Joinville).
Saiba mais sobre os novos integrantes:
Valmir Capim Neitsch é poeta, autor de cinco livros e tem uma trajetória de envolvimento e liderança em diversas iniciativas e movimentos culturais da cidade.
Publicações: Perímetro Humano (1991), Meandros (1996), Lavratura (1999) produção independente, Carretel (2015) Editora Areia, e o mais recente, Seta do Meu Tempo, lançado em 2023 pela Manuscritos Editora.
O poeta é conhecido por sua versatilidade. Atuou na Fundação Cultural de Joinville como coordenador do projeto Caravana da Cultura. Dirigiu os grupos de teatro da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej) e da Associação Universo Down.
Capim também fez parte do Grupo Zaragata, movimento de poetas joinvilenses nos anos 1990; organizou festivais de MPB e esteve engajado em tertúlias realizadas no Museu de Artes.
Ernani Buchmann é advogado, jornalista e escritor. Foi repórter esportivo, editor, cronista, comentarista de diversos jornais, rádios e emissoras de TV no Paraná, publicitário, diretor- executivo da Fundação Cultural de Curitiba e membro do conselho da Fundação Teatro Guaíra. Servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região e membro-benemérito do Instituto dos Advogados do Paraná. Ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Paranaense de Letras, foi seu presidente entre 2017 e 2021. É presidente da Academia Brasileira de Letras do Futebol. Tem 22
livros publicados, além de oito em parceria.
Álvaro Cauduro de Oliveira é advogado, casado com Scheila Bianca de Freitas, tem três filhos e seis netos. É natural de Porto Alegre (RS), migrou para Joinville em 1980 para gerenciar uma instituição financeira. A partir de 1991 passou a exercer a advocacia em tempo integral, com foco no Direito Empresarial e de Família. Em 2014 assumiu a presidência da tradicional Sociedade Harmonia Lyra, sede da Academia Joinvilense de Letras, e em 2019 foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Joinville.
Valmir Capim Neitsch (Créditos: Nilson Bastian)
Ernani Buschmann (Créditos: Roberta Ling)
Álvaro Cauduro