Aos mestres, pais e advogados, com carinho
Não raros são os anos em que o Dia dos Pais é comemorado em 11 de Agosto, tal qual este ano, coincidindo com o Dia dos Advogados. Nestas coincidências, recordo-me do nosso ex-prefeito Lula, o advogado Dr. Luiz Gomes.
Ele não foi pai de meu pai. Mas agiu como tal. Lá pelos idos de 1996 emprestou-nos uma sala comercial para que pudéssemos iniciar nosso escritório de advocacia. Lembro-me bem das vezes em que eu ia até sua casa, como contínuo ainda, colher sua assinatura em algumas petições, acordos, recursos, etc.
Em todas as vezes, D. Lilian, sua esposa, me recebia com um sorriso no rosto e mandava entrar. A casa, já antiga, abrigou vários encontros políticos da tradicionalíssima família Colin. D. Lilian viu seu pai, tio e avô prefeitos da cidade, bem como seu esposo.
E aquele senhor sempre perguntava como estava meu pai, minha mãe e se eu estava estudando. Às afirmativas, um ar de satisfação. E eu saía, de volta ao escritório, passando pelo Galaxie e pela Veraneio que tanto lhe deram fama.
Lula fez coisas por meu pai, Dr. Salustiano Luiz de Souza, que somente um pai faria a um filho. E como existem pais assim… que não são pais de direito, no papel, na certidão de nascimento. Nem adotam oficialmente ou tem contato diário. Mas que cuidam e agasalham seus escolhidos como se filhos fossem.
Pegue-se o exemplo dos médicos que trabalham com fertilização e inseminação. Os professores que passam por nossas vidas. Os tios que pagam escolas à seus sobrinhos sem condições financeiras para tal. Os juízes que cuidam dos processos de adoção. E por aí temos um infindável rio de exemplos que jorram cotidianamente, para poder nos mostrar que não são somente nossos pais, de fato e de direito, que merecem a homenagem no dia de domingo.
O Dia dos Pais deve ser extensivo também a estas e outras pessoas que, mesmo não sendo, agem como se fossem pais, adotando responsabilidades e cobrando resultados, a fim de garantir um melhor futuro a seus escolhidos, transformando-se em verdadeiros advogados que intercedem a favor de seus outorgados.
E quando se fundem Dia dos Pais com Dia dos Advogados, nada melhor para exemplificar o quão bela é a profissão mencionada que sua junção à outra data festiva é talvez o maior presente que um advogado e pai poderiam ter.
Ao longo de nossas vidas temos vários outros pais, que nos adotam como se filhos fossem, para permitir que alcemos voos plenos nessa longa jornada que é a vida. Nossos pais, biológicos ou de fato, merecem todo nosso respeito e congratulações no dia de domingo. Mas também nossos outros pais, que advogam por nós mesmo não sendo pais, nossas sinceras homenagens neste dia duplamente especial para nós, pais e advogados.