Aos sábados comemos panquecas (Simone)
Aos sábados comemos panquecas
Cada um desenvolve um modo próprio de fazer as coisas, que com a repetição sistemática e o passar do tempo se transformam em verdades acima de qualquer suspeita. O interpretado por Bonnie Hunt em “Rain Man”, tinha seu próprio axioma: aos sábados comemos panquecas! O cardápio em questão não podia ser servido às quintas. Nem aos domingos.
Aprendi com ele, e com minha secretária do lar, que contrariar a premissa interior que as pessoas se impõem não é uma atitude inteligente. Resulta no tipo de situação que contraria o princípio da propriedade comutativa. Aquela regra matemática que aprendemos nos primeiros anos escolares para operações de adição e multiplicação: a ordem dos fatores não altera o produto.
Pois infringir o axioma alheio não apenas altera o resultado, como cria subprodutos indesejados na operação.
Minha ajudante tinha o costume de fazer a coleta do lixo no início de sua jornada semanal, 6h30 da manhã. Assim, uma parte do que era retirado só ia para o descarte final dias depois. Combinamos, então, que o lixo passaria a ser levado após o almoço. Mas já na estreia, o novo procedimento foi uma catástrofe.
Como seria uma descida rápida ao térreo para levá-lo, a secretária do lar deixou a porta da cozinha aberta. Desconectado das rotinas da limpeza, meu filho saiu para o curso de inglês e passou a chave na porta. Não havia mais ninguém em casa e nossa ajudante ficou presa no lado de fora. Com o agravante de ter deixado a janela da área aberta (afinal, seria só uma descidinha rápida e a gata estava dormindo em outro cômodo).
Preocupada em não incomodar a patroa que trabalha no outro lado da cidade, ela ligou pedindo que minha filha viesse abrir a porta. Com o nervosismo da situação, mencionou apenas a janela aberta e o risco para a gata.
Estagiando no pronto-atendimento de um hospital, minha filha não podia deixar o posto e decidiu pedir ao irmão que voltasse em casa.
Menor de idade, o menino só poderia deixar as dependências da escola no horário das aulas com o consentimento prévio dos pais.
A diretora me ligou e foi urgente como a situação requeria: a mãe autorizava o filho a ir em casa salvar a gata que estava prestes a pular pela janela?
Só fomos entender os detalhes desta história pitoresca quando nos encontramos à noite. Mas uma coisa passou a ser tão inquestionável como as panquecas no sábado do filme: a retirada do lixo pontualmente às 6h30 da manhã.