CELESTINO SACHET
CELESTINO SACHET (*1930, Nova Veneza-SC)
Nascido em 1930, no município de Nova Veneza, sul de Santa Catarina, Celestino Sachet é filho de Antônio Sachet e Madalena Bratti Sachet. Foi advogado e professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Ao lado do irmão, Sérgio Sachet, comandou o programa televisivo Santa Catarina: 100 Anos de História, exibido no final da década de 1990. Com mais 89 anos completados em 31 de janeiro de 2019, é titular da cadeira número 15 da Academia Catarinense de Letras, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e acadêmico correspondente da Academia Joinvilense de Letras.
Tem mais de 20 livros publicados e sua principal obra é A Literatura dos Catarinenses – Espaços e Caminhos de uma Identidade, título da extensa pesquisa de Celestino Sachet, que levou mais de uma década para ser concluída. Trata-se de um inventário da literatura de ficção, de mais de 600 páginas, que contempla prosa, poema e teatro de cerca de 1600 autores catarinenses. Nesses dez anos de pesquisa do autor, que catalogou o que foi publicado desde 1847, e traça assim um completo painel da produção ficcional de catarinenses, desde “Assembleia das Aves”, publicado por Marcelino Antônio Dutra, em 1847, e considerado a primeira obra de autor catarinense, até os dias de hoje. Lançado em outubro de 2012, o estudo ganhou também uma versão reduzida, com ilustrações de Rodrigo de Haro. Contudo, Celestino tem uma certeza: ainda há muito a fazer.
O que o manteve motivado durante mais de uma década para produzir esta obra? Esta foi uma das perguntas em uma entrevista do Diário Catarinense, ao que Sachet respondeu:
“O meu namoro com a literatura e a minha paixão pelo livro”. Sempre gostei muito de ler. Não tenho outro hobby, não jogo futebol, não tenho o hábito de ir à praia, embora até faça algumas caminhadas, mas meu prazer e minha convivência maior sempre foram com o livro. Até porque fui professor de literatura brasileira, então eu tinha a obrigação, para ensinar na universidade, de ter a informação a mais ampla possível.
O professor, pesquisador e escritor possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976); doutorado em Filosofia da Educação pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1982), como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil e fez doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974), sobre as transformações estético-literárias dos anos 20 em Santa Catarina, tendo como orientador o professor José Curi.
Sachet é um poliglota. É fluente nos idiomas espanhol, italiano, francês, latim e galego. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, atuando principalmente nos temas: literatura catarinense, anos vinte, estética.
(Pesquisa e redação de Nelci Seibel)
Referências
Diário Catarinense
Portal deolhonailha.com.br
Wikipédia