David Gonçalves lança livro em Itapoá
O DEVORADOR DE COISAS reúne 69 contos escritos ao longo de 40 anos. Alguns evocam a loucura e a miséria social; outros, a infinita forma do drama – paixão, embriaguez, tédio, abandono, cotidiano, ignorância, medo, miséria, crenças etc.
Percebe-se, nitidamente, a revolução tecnológica agrária, o êxodo rural, a criação dos boias-frias, os sem-terras, a ascensão das máquinas sobre o trabalho manual e rudimentar, a exploração do homem pelo homem, a concentração de rendas, a pobreza e as drogas nas médias e grandes cidades. Uma realidade tangível que nos rodeia no dia a dia.
As personagens são de carne e osso e perambulam pelas ruas sem heroísmo algum. Sonham, sofrem, são espoliados e esquecidos. Não são donos de suas escolhas. Por isso, os contos de DAVID GONÇALVES são fortes, densos, causam impacto. Parecem surrealistas, fantásticos, mas são apenas realidades circundantes. Revelam a face oculta e dolorosa do mundo, com suas misérias e grandezas, com cheiro de terra, poeira, suor, mato, chuva. Mas tudo isso sem arroubos tropicais e gramaticais. Narrativas densas despojadas de preciosismos, de modismos.