Dilemas de Natal (Simone Gehrke)
Dilemas de Natal
Simone Gehrke
A manchete do jornal confirmava os motivos do show de fogos no centro da cidade, que havíamos assistido pela janela do apartamento na noite anterior.
– Filho, era mesmo a chegada do Papai Noel – disse, animada.
– Quero ver – falou o menino, tirando o jornal das minhas mãos.
Ao mirar a foto lançou a pergunta que me deixou embaraçada:
– Ué, mas porque tem dois “Papai Noel”, mãe?
– Ah… eu acho que um é o ajudante, respondo, confiante.
Com sua capacidade de atenção aos detalhes, o menino foi tão rápido quanto convincente na réplica:
– Nãoooo! Ajudante de Papai Noel não é parecido com ele.
– Bom, então vou tentar descobrir o que aconteceu e depois te conto, combinado?
A resposta foi dada enquanto o puxava pela mão em direção ao elevador, lembrando que estávamos atrasados. Pensei que o apelo ao relógio seria uma alternativa para escapar da provável sequência de porquês. Meu filho andou até o carro sem dizer uma palavra. “Não é um bom sinal. Significa que a cabecinha ainda está às voltas com os dilemas de Natal”, pensei.
Dito e feito. Assim que dei a partida no carro, ele voltou ao tema.
– Mãe, eu preciso fazer minha cartinha para o Papai Noel. Tenho que dizer onde vamos passar o Natal para ele entregar meus presentes. Será que ele sabe o endereço da vovó?
Eram tantas as perguntas que me limitei a escutar.
– Como o Papai Noel consegue passar em todas as casas na noite de Natal? Por que a gente não vê quando ele chega de trenó?
Neste exato momento chegamos à escola.
Respirei aliviada. Desta vez, o trajeto foi curto o suficiente para que ele não avançasse em questões mais complexas. Mas nos próximos dias elas vêm, reunindo elementos da vasta imaginação infantil, da história e dos aspectos práticos da vida.
– Mãe, o Papai Noel tem que comprar os brinquedos nas lojas? O bom do Natal é que o Papai Noel chega para todas as crianças do mundo, até para aquelas que são pobres e os pais não podem comprar coisas caras de aniversário.
– Se além dos brinquedos que eu pedi o Papai Noel quiser me dar uma roupinha e ela não servir, ele vai voltar para trocar? Como eu fiquei bem grande, acho que o Papai Noel vai errar o meu tamanho … aí eu vou poder falar com ele, porque já passou o Natal e ele não vai estar com tanta pressa, né?
– Mãe, só mais uma coisinha. A “‘profi’”disse hoje na escola que o Papai Noel não era um dos reis magos, mas não falou onde ele estava quando nasceu o Menino Jesus.
– Filho, o Papai Noel não existia naquela época.
– Mas se o Natal começou antes do Papai Noel, como foi que ele entrou nessa história?