Discurso de Apresentação do Acadêmico Ernani Buchmann (David Gonçalves)

 

Discurso de Apresentação do Acadêmico Ernani Buchmann

David Gonçalves

 

Os Estados do Paraná e Santa Catarina sempre tiveram, na literatura, um relacionamento de corpo e alma. Há escritores paranaenses que adotaram Santa Catarina como terra natal, do qual me incluo. Há escritores catarinenses que adotaram o Paraná como terra promissora.

É o caso de Ernani Buchmann, joinvilense, que se mudou com a família para o Recife e Rio de Janeiro, até estabelecer-se em Curitiba, até hoje.

Ernani Buchmann, este joinvilense, é advogado e escritor e jornalista brilhante. Ex-presidente da Academia Paranaense de Letras, cadeira nº 2. Premiado nacionalmente.

Na vida pública exerceu cargos na Fundação  Cultural de Curitiba, na Fundação Teatro Guaíra e no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, além de vice-presidente da Associação Comercial do Paraná.

Foi professor da PUC do Paraná e de outras instituições de ensino, e roteirista cinematográfico.

Na literatura, é autor de dezenas de livros, entre  eles HERÓIS DA LIBERDADE, que virou filme, QUANDO O FUTEBOL ANDAVA DE TREM e IMPERADORES DE OPERETA, premiado pela Academia Catarinense de Letras.

Possui um estilo intenso, vibrante, às vezes combativo, mas com a simplicidade e ternura da boa narrativa.

Jornalista inquieto e perspicaz, participou de jornais, TVs e rádios. É coordenador de jornalismo do Sistema Fecomércio Senac e Sesc, PR.

É apaixonado por futebol. Inclusive, com várias obras sobre o assunto. Foi vice-presidente do Paraná Futebol Clube.

Nos 50 anos da Academia Joinvilense de Letras, esta casa de amigos, Ernani Buchmann, então presidente da Academia Paranaense de Letras, foi nosso convidado especial e nos presenteou com uma palestra inesquecível. Agora, ele volta, não como palestrante, mas como membro sócio-correspondente.

Seja bem-vindo ao teu chão amado e a esta casa de amigos! A literatura catarinense agradece. A literatura brasileira comemora. Seja bem-vindo!

Ernani Buchmann

COMPARTILHE: