Discurso de recepção ao acadêmico Laércio Beckhauser (Alessandro Machado)

 

DISCURSO DE APRESENTAÇÃO DO ACADÊMICO LAÉRCIO BECKHAUSER

Alessandro José Machado

 

Caríssimos colegas acadêmicos

Ilustres homenageados

Senhoras e senhores, convidados aqui presentes.

 

Estamos em pleno inverno. Dizem que o inverno é a época de transformações na natureza e na vida cotidiana das pessoas. Nesta noite gelada, em meio a pessoas de coração quente e almas nobres, a casa de amigos tem a alegria de receber dois novos membros, que certamente terão seu cotidiano alterado.

Láercio Beckhauser nasceu em Santa Catarina, na cidade de Timbó e radicado em Joinville, sua cidade do coração. Por seus feitos, pelo empreendedorismo e corajoso pioneirismo, com destaque na propagação da internet em Santa Catarina nos anos 90, com a Netville Comunicações, e o amor pela cidade que o acolheu lhe rendeu a justa homenagem que o consagrou cidadão honorário Joinvilense no ano de 2020.

Foi seminarista católico e, nos idos de 1967, ingressou na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina. Ao longo de dois anos e meio, com severa formação militar, fez amigos que carrega para a eternidade. Em sua crônica “Farda, Letras e Memória”, descarrega emoção em lembranças, e declara que a saudade veste farda. “Vem de longe, do tempo dos cadetes marchando em uníssono pelas alamedas de Florianópolis, onde o mar azul fazia eco aos sonhos de juventude”. Em suas belas palavras com frases bem construídas, revela não apenas uma alma inquieta, mas o dom e o gosto pela escrita com talento incomum para crônicas, transformando o tema proposto em mini conto, trova e resenha, com conclusão e frase síntese ao final. Na vida militar, breve em termos de atuação, mas eterna em termos de coração, entrou como cadete e saiu como homem.

Estava pronto para novas missões. Já na Manchester catarinense, fundou o Chocolate Caseiro Joinville, e tornou-se referência em produção artesanal de chocolates. É um dos idealizadores da AJORPEME (Associação de Região da Pequena, Micro e Média Empresa) e teve papel importante no fortalecimento do empreendedorismo regional. Visionário e apaixonado pela cultura germânica, foi o responsável por idealizar e estruturar o projeto Fenachopp, que teve início em 1988. Com seus Fritz e Frida, cerca de 3 milhões de turistas  dançaram ao som de música típica alemã, degustaram a gastronomia germânica, apreciando a cultura artesanal, em seus 16 anos de duração. Após um esforço empreendedor, de quem nunca desiste, anuncia o retorno da festa neste ano de 2025.

Ainda em suas realizações, foi fundador do Clube de Oratória e Liderança de Joinville, Fundador do Lions Clube Cidade de Joinville, criador da Promotur e co-fundador da Joinville Convention e Visitors Bureau.

Em sua página virtual, diverte-se e expõe toda sua intelectualidade, em dezenas de contos, crônicas, trovas, ensaios filosóficos e textos reflexivos sobre a vida, o tempo, a natureza e a alma humana. É cronista do site Recanto das Letras desde 2007. Na formação acadêmica, é graduado em Administração de Empresas pela ESAG/UDESC em Florianópolis, na década de 1970. Possui ainda diversas pós-graduações e cursos complementares em áreas administrativas, humanas e culturais.

É autor de três obras, O Mundo da Cerveja Caseira, História da Família Beckhauser no Brasil e FENACHOPP, A Festa que Conquistou Joinville. Mas sua mente criativa está sempre em movimento, e já possui ao menos três obras na iminência de serem lançadas.

Dedica-se também, em sua propriedade rural, a criação de abelhas nativas sem ferrão, sendo também o criador do OIPAS – Observatório de Pássaros e Abelhas Silvestres na região rural de Joinville, promovendo educação ambiental e contemplação da natureza.

Laércio Beckhauser simboliza o elo raro entre o homem de ação e o homem da palavra. Sua trajetória da farda à pena é o testemunho de uma vida bem vivida, onde a honra, a amizade e a memória caminham juntas.

A imortalidade que agora assume não é apenas da escrita, mas da vida que deixou pegadas profundas nos caminhos por onde passou.

Assume a cadeira nº 22, da saudosa e muito querida Nelsi Seibel.

Encerro esta apresentação com uma de suas frases:

“Com raízes na história e os olhos no futuro, celebro a vida entre livros, jardins e memórias.”

Seja bem-vindo à nossa Casa de Amigos Laércio Beckhauser.

DOMUS AMICA. DOMUS OPTIMA.

 

Laércio Beckhauser

 

 

COMPARTILHE: