ENÉAS ATHANÁZIO
ENÉAS ATHANÁZIO (*1935, Campos Novos-SC)
Nascido em Campos Novos (SC), em 28 de março de 1935, José Enéas Cezar Athanázio, que adotou o nome profissional e literário de ENÉAS ATHANÁZIO fez os estudos primários e secundários em Porto União (SC) e Curitiba (PR). Bacharelando-se pela Faculdade de Direito de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, exerceu a advocacia por vários anos na terra natal, período em que foi vereador, lecionou em colégios e muito escreveu para os jornais e o rádio. Prestou concurso para o Ministério Público Estadual, servindo como Promotor de Justiça em comarcas de quase todas as regiões do Estado de Santa Catarina até se aposentar como titular de Blumenau. Exerceu o cargo de vice-presidente da OAB – Subseção de Blumenau, foi fundador e o primeiro presidente do Conselho de Cultura da mesma cidade e Secretário Adjunto da Justiça do Estado durante três anos. Lecionou na Universidade do Contestado (UnC, antiga FUNPLOC) e na Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Começou a escrever ainda nos tempos acadêmicos, mas seu primeiro livro só foi lançado em 1973 – “O Peão Negro”, coletânea de contos. Desde então deu a público outros 52 livros e 15 opúsculos, totalizando 68 obras individuais em volumes nos gêneros novela, conto, crônica, ensaio, reportagem, crítica e jurídico. Participou até agora em 159 coletâneas organizadas em vários Estados e algumas no Exterior. Como ficcionista, foi enquadrado pela crítica entre os regionalistas dos Campos Gerais, na trilha de Tito Carvalho e Guido Wilmar Sassi, embora sem sofrer influência deles. Recebeu vários prêmios, literários e jurídicos, nacionais e regionais, distinções, condecorações e títulos honoríficos, inclusive a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, conferida pelo Governo do Estado, e o título honorário de Cidadão do Piauí, outorgado pela Assembléia Legislativa daquele Estado. Em 2008 recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário conferida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Foi fundador e membro de todas as associações de escritores surgidas no Estado, inclusive da UBE-SC, da qual foi fundador, conselheiro, editor do jornal, vice-presidente e presidente. É sócio-emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), associado e conselheiro do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) e integrante jubilado da OAB-SC sob número 0434. Sócio da UBE-SP desde 1980, foi seu delegado para o Vale do Itajaí. É sócio-correspondente da Academia Piauiense de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Mineira de Letras, da Academia Carioca de Letras e da Academia de Ciências e Letras do Amazonas, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Foi integrante da Ordem dos Velhos Jornalistas do Brasil (RJ) e um de seus diretores para a região sul. É sócio-correspondente de diversas instituições culturais locais e regionais, inclusive da ASSEAM desde muitos anos e da Academia Joinvilense de Letras. Também é sócio da ANE (Associação Nacional de Escritores), de Brasília (DF). É cidadão emérito de Blumenau e Campos Novos e honorário de Anita Garibaldi e Irani.
É colunista do “Jornal Página 3”, de Balneário Camboriú (WWW.pagina3.com.br), e da revista “Blumenau em Cadernos”, de Blumenau, nesta há mais de quarenta anos. Seus trabalhos são publicados com frequência em antologias, revistas, suplementos e jornais de vários pontos do País. Também é colunista do site “CooJornal – Revista Rio Total”. Reside na cidade de Balneário Camboriú, onde editou o “Jornal do Enéas”, boletim cultural independente, que circulou durante dez anos.
Endereço: Avenida Brasil, 692/704
Caixa Postal 418
Tel. (47)3366-1462
E-mail: e.atha@terra.com.br
88330-043 – BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC
Em Balneário Piçarras:
Rua Franklin Máximo Pereira, 47