Nota de pesar – Ronald Moura Fiuza
Nota de pesar – Ronald Moura Fiuza
É com imensa tristeza que a Academia Joinvilense de Letras (AJL) informa o falecimento do acadêmico Ronald Moura Fiuza, ocorrido na noite de 07 de novembro de 2024. Fiuza era médico neurologista e ocupava a cadeira nº35 da AJL, que tem como patrono Robert Avé-Lallemant. Foi vice-presidente da AJL na gestão 2020/2022.
Assim que tivermos as informações sobre o velório, atualizaremos esta mensagem.
Ronald Fiuza era mineiro e teve formação escolar no interior e na capital de Minas Gerais; residência em Neurologia e Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte; especialização em Neurocirurgia no Hospital Universitário de Munique, Alemanha; mestrado em Neurociências e Saúde Mental em Barcelona, Espanha. Tinha pós-graduação em Administração Hospitalar (UNAERP) e pós-graduação em Terapia Cognitivo-comportamental (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia de 98 a 2000. É membro da Academia Catarinense de Medicina e membro da Academia Joinvilense de Letras.
Dr. Fiuza foi Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina de 95 a 97. Delegado brasileiro junto às Federações Mundial e Latino-americana de Neurocirurgia; Presidente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da ACM; Diretor superintendente e clínico do Hospital São José de Joinville; Presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina; Vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais; Membro de 15 sociedades científicas, sendo 4 internacionais. Organizador de 12 congressos, sendo 4 como presidente. Conta com 90 trabalhos científicos produzidos.
Teve participação em 27 congressos e cursos internacionais, e em 135 congressos e cursos no Brasil; estágios diversos no Brasil, Alemanha, Suíça, EUA, Japão e Inglaterra. Atuou como diretor e conselheiro de associações, cooperativas, fundações e hospitais e recebeu homenagens da comunidade, do poder público e de sociedades científicas.
Tem três livros publicados. O último deles, “Não sei e não saberei jamais”, lançado em setembro de 2024.
Deixa esposa, dois filhos e uma legião de amigos.