Os manuscritos de Qumran (Nelci)

Os manuscritos de Qumran
Nelci Seibel
Os Manuscritos do Mar Morto. Desde que eu soube de que os beduínos (pastores de cabras), em suas andanças pelo deserto entraram em uma caverna à procura de uma das suas crias perdidas em 1947 fiquei curiosa para conhecer mais sobre esse assunto. Qumran é uma região árida e seca, situada nas proximidades do Mar Morto e também próximo a Jerusalém.
Ao adentrarem a caverna, também para se proteger do sol inclemente, um deles jogou qualquer coisa, cujo barulho lhes pareceu
estranho. Verificaram, e haviam acertado um enorme pote de cerâmica. E claro, inspecionaram para ver se havia algo no interior do vaso. Qual não foi a surpresa, quando encontraram em seu interior rolos de papiros, manuscritos e gravados em couro de animais. “só pode ser algo importante,
histórico”, comentaram entre si. Os beduínos tentaram vender o material (que merece outra história), mas hoje está muito bem preservado no Santuário do Livro em Israel.
Obviamente o achado despertou o interesse de pesquisadores, cientistas e historiadores, que logo se prepararam para ter ao local indicado,
em busca de mais informações e talvez mais desses preciosos documentos, foram datados do Século II a.C até 70, mais de dois mil anos.
Desde então escavações estão sendo realizadas na região, diversas cavernas inspecionadas e centenas de textos foram encontrados, tais como porções da Bíblia Hebraica, de longe a mais antiga, livros apócrifos entre outras preciosidades são encontradas.
Um dos questionamentos dos pesquisadores é que povo teria vivido nesse lugar árido e seco naquela época? Essa pergunta já tem resposta:
foram os essênios, uma doutrina de judeus. Por quê? E porque teriam escondido esses escritos naquelas cavernas, em vasos de barro? Esses são os grandes pontos de interrogação para os quais se procuram esclarecimentos.
Embora haja muito a ser desvendado, as descobertas vem aos poucos sendo trazidas à luz do dia. No atual estágio da pesquisa, o Dr. Adolfo Roitman, conservador e curador do material obtido está realizando o primeiro vídeo da Semana dos Manuscritos do Mar Morto, de 19 a 24 de outubro, evento gratuito pelo site: https://manuscritos.moriacollege.com/ ,
do Moriah International Center

COMPARTILHE: