Texto em nome dos Escritores Joinvilenses – Abertura da 20ª Feira do Livro de Joinville (Bernadéte Costa)
Texto em nome dos Escritores Joinvilenses – Abertura da 20ª Feira do Livro de Joinville
Bernadéte S. Costa
Senhoras e Senhores – Escritores e leitores. Boa noite!
A gênese da Feira do livro remete a uma “praça”. Praça que virou biblioteca para leitores, escritores e livreiros. Nasceu, ali, há 20 anos, a Feira do Livro de Joinville. Na Feira quem é a estrela? O Livro!!! Livros são abertos para romper as fronteiras da imaginação e fazer o leitor criar asas.
Mas, de onde veem os livros? Do labor da escrita. Da imaginação do escritor, que primeiro é leitor. Neste moto contínuo o livro nasce, se reinventa para revelar escritos: contos, poemas romances …
Então podemos nos perguntar… Quantas mãos produzem um livro? Há um grande movimento de mãos e mentes que dão vida a uma obra. É efervescente o movimento que se forma a partir da existência de um livro (nas livrarias, eventos, cinema, escolas, bibliotecas…) e sobretudo nas Feiras, onde leitor e escritor se encontram, estreitam laços, possibilidades de trocas e aprendizado.
Muitas histórias foram e serão escritas nestes corredores que vemos, ano a ano.
Esta vigésima Edição da Feira do Livro de Joinville, jubila um caminho forrado de pétalas perfumadas. Fáceis de colher? Nem sempre…cada ano um novo desafio. Mas, páginas e pétalas se entrelaçam, exalam aroma de persistência, ungidas pela essência contagiante do entusiasmo!
Em nome dos escritores de Joinville, e dos que nos prestigiam de todas as regiões do Brasil, o nosso agradecimento à organização da Feira do Livro, na pessoa da Sra. Sueli Brandão, pela perseverança, neste legado de fomento à literatura e à leitura, nestes 20 anos! Parabéns, por mais esta linda edição!
Joinville, 06 de junho de 2024.