📘Recepção de Elizabeth Fontes (David)
Apresentação da escritora Beth Fontes na Academia Joinvilense de Letras
Desde a minha adolescência que tenho relações literárias com os criadores de Minas Gerais –Bernardo Guimarães, Guimarães Rosa, Mário Palmério, Drumond de Andrade e outros grandes escritores mineiros.
Terra fértil, portanto.
Agora, tenho a honra de apresentar Beth Fontes, também mineira. Aliás, não é a primeira mineira nesta Academia. Temos entre nós a Sueli Brandão, incansável divulgadora de escritores na Feira de livros, temos o benemérito Dr. Ronald Moura Fiuza.
Mas Beth Fontes é uma artista completa: escritora, Musicista, arte educadora, compositora, arteterapeuta.
Obras publicadas História de uma Aquarela (2013), Sobre os Jardins (2014), Elas Contam (2016), Girassóis nos Sapatos (2019), Um abraço é um laço (2021).
Eu a conheci quando estava editando o livro ELAS CONTAM, de quatro escritoras joinvilenses. Foi o primeiro contato com sua escrita. E disse a mim mesmo: Esta menina escreve bem. Ela escreve com leveza, com simplicidade. Mas com conteúdo.
Tenho a honra de apresentá-la à Academia Joinvilense de Letras.
Confesso que não é fácil escrever com leveza, simplicidade e conteúdo. Grande parte dos escritores é especialista em complicar, escrever difícil.
Senhores: quando a literatura se torna excessivamente erudita, quer dizer que o interesse pela arte se apagou e o que mais importa é a curiosidade em relação ao artista. Torna-se uma espécie de idolatria.
Felizmente, não é o caso de Beth Fontes, esta mineira que tem muito contribuído com a Arte joinvilense.
Seja bem-vinda! Todos nós aguardamos inúmeras obras que estão por vir.
Assim seja.