📕 “Importância da linguagem” (Hilton)

IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM

Hilton Gorresen

 

Se me perguntarem qual a maior invenção humana, direi sem pestanejar que foi a linguagem. Pela linguagem é que apreendemos, ordenamos e expressamos a realidade. Tente formular um só pensamento sem se valer da linguagem. Impossível, pois linguagem e pensamento se confundem, são as duas faces da mesma moeda.

Por intermédio dela conseguimos nos distanciar dos animais, para quem apenas existe o momento presente. Com a linguagem temos condição de nos referir ao passado e de planejar o futuro. Conseguimos falar de coisas que não têm existência concreta, como o amor, a saudade, a distância, etc.

Veja como um simples fenômeno linguístico, o substantivo dito “comum” (que nos parece sinônimo de desimportante), possibilitou melhor apreensão da realidade: o substantivo comum representa uma maneira de abstração, isto é, de classificar sob a mesma denominação seres ou objetos que possuem as mesmas características gerais, deixando de lado diferenças individuais. Não fosse isso, cada gato ou cada mesa do mundo, por exemplo, seriam denominados de forma diferente. Teríamos, assim, milhões de nomes para o animal caracterizado como “gato” e para o objeto caracterizado como “mesa”. Imaginaram a confusão?

E isso não é tudo. Como transmissora da cultura, é ela responsável pelo atual estágio de nossa civilização. Sem o registro, pela palavra, de todas as experiências anteriores do ser humano, o mundo seria um eterno recomeçar, um eterno ensaio-erro, a fim de se inventar alguma coisa. “Desconfio” que nem a invenção da internet pode competir com a da linguagem.

 

COMPARTILHE: