Ac. Alessandro Machado leu “Diário da Segunda Guerra Mundial, de Walter Carlos Hertel

 

Livro: Diário da Segunda Guerra Mundial

Autor: Walter Carlos Hertel

Organização de Dionara Radünz Bard

Design Produções

1ª edição – Jaraguá do Sul/2022

 

Meados de dezembro de 2023 recebi um presente de valor inestimável. Pelas mãos de um grande amigo, o qual tive a honra e o privilégio de servir junto, quando em minha passagem no comando do 12º Comando regional de Polícia Militar em Jaraguá do Sul, o Subtenente Luiz Wiltner, foi-me entregue um exemplar de um diário de guerra, de um herói nacional. Walter Carlos Hertel, nascido em Jaraguá do Sul, em 15 de dezembro de 1922, serviu como pracinha na 2ª grande Guerra Mundial. Afeito a leitura e a escrita, teve o cuidado de, sempre que possível, relatar seu dia-a-dia, desde os tempos de treinamento no Tiro de Guerra, em Curitiba, passando pelo seu embarque no navio General Mann (iniciando a viagem em direção ao oceano Atlântico no dia 02 de Julho de 1944) até seu retorno ao Brasil em 18 de Julho de 1945.

Foram pouco mais de um ano em guerra. Os seus vívidos relatos mostram as atividades diárias dos integrantes da FEB na guerra, suas experiências, emoções, camaradagem e laços que se mostraram eternos. Com a leitura, cativante pela linguagem simples e pela emoção passada em linhas, nos faz estar junto nas patrulhas, nas folgas divertidas entre amigos que conseguiam ver alegria, mesmo naquele cenário terrível. Mostra o lado humano do brasileiro, independente do Estado de onde veio, lutando com sangue nos olhos quando no calor da batalha, mas com humanidade e respeito aos prisioneiros de guerra. Mostra a convivência harmônica e fraterna com o povo italiano, que os via como verdadeiros heróis, salvadores da pátria.

A viagem no tempo, faz em nossas mentes passar o filme vivido pelo herói Walter Carlos Wertel, que nos brinda eternizando sua experiência vivida em tempos difíceis, e ensinando um pouco de História com o que não está escrito nos livros escolares.

A Cobra fumou nos campos e montanhas da Itália, e que o sangue, suor e lágrimas daqueles que lá lutaram por nossa liberdade sejam respeitados e lembrados sempre.

Cobras fumantes, eterna será tua vitória!!!!

 

Alessandro Machado

Florianópolis, 05 de janeiro de 2024.

 

COMPARTILHE: