Ac. Else leu “Ruas de Joinville”, de Maria Cristina Dias
O livro RUAS DE JOINVILLE – Um passeio pelas histórias de Joinville de autoria de Maria Cristina Dias, lançado
recentemente pela Editora Areia, é singular.
A autora apresenta o perfil de 48 ruas de Joinville, cada uma com sua história, desde que era apenas uma picada na mata
e sua evolução até os dias atuais, bem como a história das pessoas que deram seus nomes às ruas.
Retrata o árduo trabalho, não só dos imigrantes que aqui aportaram em 1851, vindos de países europeus, como vai apresentando tantos outros que vieram com o correr do tempo.
Descreve as famílias que chegaram e os seus descendentes que aqui foram nascendo e deram continuidade ao que seus pais iniciaram nos diversos ramos de atividades que redundaram no progresso em que hoje se encontra Joinville.
Ela relata também na história de várias ruas os acontecimentos históricos do país e do mundo que abalaram a tranquilidade das pessoas.
Uma das ruas que chama a atenção é a Alameda Brüstlein ou Rua das Palmeiras, nosso cartão postal.
Muitos desconhecem de onde vieram as sementes que se tornaram mudas e foram transplantadas formando a Alameda.
Na história dessas ruas também ficamos sabendo do surgimento de inúmeras instituições importantes que temos hoje, como por exemplo, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
Enriquecem sobremaneira o livro as fotos antigas das ruas seguidas das fotos atuais bem como os antigos nomes das ruas em língua alemã.
Uma curiosidade que chama a atenção diante do trânsito que temos hoje em Joinville é que na história da Rua São Paulo constata-se que em 1913, quando iniciou o serviço de táxi na cidade, circulavam 23 automóveis, 3 motos, 1 caminhão, 65 troles e 1,266 carroças!!!
O livro é realmente uma riqueza e sua leitura é muito agradável.