Ac. Else Sant’Anna lança novo livro infantil

Aos 85 anos, escritora de Joinville Else Sant’Anna Brum lança novo livro infantil

 

Else Sant’anna Brum não se cansa de olhar para o mundo e enxergar novas histórias para contar às crianças. A escritora joinvilense chega aos 85 anos lançando um novo livro, “Um, Dois, Três… Era Uma Vez” (Editora Areia, 60 pgs, 2022), em evento que ocorrerá no próximo sábado (28/05), às 9h, na Biblioteca Pública Municipal de Joinville. A obra remete aos tempos em que a escritora premiada ainda era professora nas escolas municipais de Joinville e aliava seu amor pela literatura à necessidade de disciplina em sala de aula.

“As crianças chegavam do recreio ou da Educação Física eufóricas e demoravam a se concentrar. Então, eu tinha uma senha. Batia palmas e contava ‘Um, dois, três’, e começava ‘Era uma vez’… Inventava uma historinha e isso acalmava os alunos, os deixava focados para as lições de matemática, ciências ou história que viriam depois”, recorda Else.

Foi assim que a professora alfabetizadora criou os primeiros contos infantis, que nos anos 1980 a levaram a publicar seus primeiros livros. Começou com “Miguelito Pirulito”, que venceu um concurso promovido pelo ​​Governo do Estado de Santa Catarina em 1986, e passou por “Cri-Cró” (1992), “Retetéu’ (1994) e “Serelepe” (1996), além do livro de poemas “Hóspedes do Coração”. Em 2019, ela reuniu as histórias de seus livros infantis e contos que haviam sido publicados no jornal A Notícia e lançou “Cri-Cró e outras Histórias”.

Seu novo livro traz criações que nasceram nos últimos anos, quando ela, já aposentada, continuava exercitando o olhar de escritora. Em “Um, Dois, Três… Era Uma Vez”, Else traz as histórias “Carocinho de Pêssego”, “Tutuiú”, “O Peixinho que Morava Só”, “O Tesouro de Rastutalá” e “O Pintinho Perdido”.

“As histórias estão por aí, nós só as fazemos nascer. Um dos contos, por exemplo, surgiu em uma dia em que o neto da minha irmã estava brincando no chão e começou a falar ‘Rastutalá, rastutalá’. Quando perguntei o que significava, ele disse ‘É o coração das pessoas’. Achei que merecia virar história”, conta.

No evento de lançamento que ocorrerá neste sábado na Biblioteca Pública Rolf Colin, haverá a encenação de dois de seus contos, um pelas contadoras de histórias da unidade e outro pelos alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho. Além do lançamento, Else também estará com sua nova obra na Feira do Livro de Joinville. Ela participará de uma sessão de autógrafos em 11 de junho, às 14 horas.

(Claudia Morriesen – Assessora de Imprensa da Editora Areia)

 

Serviço:

Lançamento de “1, 2, 3… Era Uma Vez”

Quando: sábado, 28/05, a partir das 9 horas

Onde: Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin (rua Cmde Eugênio Lepper, 60, Centro)

Quanto: a entrada é gratuita. No dia do evento o livro estará à venda a R$ 30

COMPARTILHE: