Ac. Fiuza leu “Como nós fazemos” (Antologia da AJL)

Ac. Fiuza leu “Como nós fazemos”

 

É um pequeno livro da Academia Joinvilense de Letras. Ele tem menos de 150 páginas, mas está tudo lá. São depoimentos curtos de alguns dos melhores escritores da região, que abrem o coração e escancaram os segredos que acumularam na arte de escrever.

Cada texto demonstra o prazer e o sofrimento da escrita. Aponta como uma ideia ou uma história precisa ser trabalhada até virar um texto, um poema, um livro.

Assim, o renomado escritor David Gonçalves revela nos ombros de quem se apoiou para escrever seus contos e seus romances, que os levaram à posição que ocupa na literatura catarinense. O conhecido Apolinário Ternes destrincha a arte de escrever crônicas diárias em jornal durante décadas e ainda conseguir tempo e entusiasmo para mostrar a história de nossa região e sua gente. O premiado Hilton Görresen nos revela os segredos da escrita dos contos e revela que foi uma evolução natural em sua brilhante carreira de cronista. Nielson Modro nos adverte que a lapidação das palavras passa por inspiração e, também, por trabalho árduo. Vejam também os segredos da crônica com Donald Malschitzky e Simone Gehrke. Observem o trabalho de escrever uma obra histórica com Alessandro Machado e Nelci Seibel. Os segredos da escrita de biografias ficaram a cargo da nossa presidente Maria Cristina Dias e, também, da dedicada acadêmica Simone Nascimento. Os ensaios e a não ficção ficaram ilustrados pelo texto de José Carlos Vieira e pelo meu, onde mostramos que podem ser austeros, mas também leves. Finalmente chegamos à delicadeza da poesia com as dicas dos talentosos Elizabeth Fontes e Onévio Zabot. E ao encanto da literatura infantil, com a entusiasmada Else Sant’Anna Brum. Para fechar, Bernadéte Schatz Costa mostra como um bom editor compõe um livro e Sueli Brandão defende a feira como um dos mais estratégicos locais para divulgar o livro.

São 17 capítulos nos quais os acadêmicos nada escondem. Além de leitura fácil e rápida, o livro “Como nós fazemos” pode ser utilíssimo para quem quer ser escritor ou só deseja escrever suas memórias ou ideias. E pode ser muito interessante para quem deseja ser só leitor, para conhecer os segredos de quem está do outro lado da página.

Ronald Fiuza

*”Como nós fazemos” é a nova Antologia dos escritores da Academia Joinvilense de Letras, que será lançada na 20a Feira do Livro de Joinville, no próximo dia 09/06/2024 as 10h. Local: Expocentro Edmundo Dowbrava. Entrada franca.

COMPARTILHE: