Academia Joinvilense de Letras realiza Sessão da Saudade do acadêmico Herculano Vicenzi, no dia 21 de fevereiro

 

Academia Joinvilense de Letras realiza Sessão da Saudade do acadêmico Herculano Vicenzi, no dia 21 de fevereiro

 

A Academia Joinvilense de Letras (AJL) realiza no próximo dia 21 de fevereiro  (quarta-feira), às 19 horas, a Sessão da Saudade em homenagem ao acadêmico Herculano Vicenzi, falecido em 03 de janeiro de 2024, aos 75 anos.  A cerimônia é aberta à comunidade e será realizada na sede da entidade, na Sociedade Harmonia-Lyra (rua 15 de Novembro, 485, Centro, Joinville), e transmitida ao vivo na página da AJL no Facebook, pelo link https://www.facebook.com/academiajoinvilense.

Herculano era jornalista e escritor, e ocupava a cadeira nº 18 da AJL, que tem como patrono Jerônimo Francisco Coelho. Ele era uma referência no jornalismo e conhecia como ninguém a cultura, as histórias e as pessoas da área rural de Joinville.

            Nascido em 1948 e criado “no cabo da enxada” em Taió (SC),  Herculano chegou em Joinville nos anos 70 para fazer Faculdade de Letras. No mesmo ano começou suas atividades no jornalismo, nas quais atuou por mais de 40 anos. Trabalhou no jornal A Notícia e Notícias do Dia.

Com sua raiz na roça, ele acabou se especializando em matérias jornalísticas sobre as atividades e as pessoas da área rural de Joinville e região. Sua grande afinidade com os colonos, sobre os quais escrevia, levou-o a receber de um colega jornalista o apelido de “Hercolono”.

Dele diz o Professor Vital Poffo: “Ex-agricultor, cultíssimo, discorre com facilidade sobre os mais variados temas, filosofando e contado casos e causos, sempre bem-humorado, bonachão, amigo de todos.”

Era autor e coautor dos livros:

”Alma Verde”
“Fundação Municipal 25 de Julho – 30 Anos a Serviço da Família Rural”
“Casos e causos”
“Legislativo de Joinville – Subsídios Para Sua História”
“Dona Francisca – Imperial Estrada da Serra”
“ Nos Fundões de Joinville”

“Sonhos Rasgados”

“Anedotário Vargense – Causos Escritos a Quatro penas.”

 

Informações: academiajoinvilensedeletras@gmail.com

Crédito da foto: Carlos Jr.

COMPARTILHE: