ACIJ lança livro escrito pelo Ac. Joel

A ACIJ lança o livro “ACIJ na História de Joinville – 110 anos de legados econômicos e sociais”. A publicação é de autoria do jornalista e escritor Joel Gehlen, com prefácio do jornalista e historiador Apolinário Ternes, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e das Academias de Letras de Santa Catarina e de Joinville.
Os primeiros livros serão entregues às lideranças que tomam posse em todos os órgãos e instâncias da ACIJ. Para atender ao limite da capacidade de ocupação determinado pelas autoridades sanitárias, as solenidades de posse serão realizadas em dois momentos. Na manhã do dia 28, às 8h30, tomarão posse 21 presidentes dos Núcleos, 4 coordenadores da Gestão Compartilhada e 2 integrantes do CONSEP (Conselho das Entidades Patronais). No final da tarde, a partir das 18 horas, tomam posse 20 integrantes do Conselho Superior, 30 do Conselho Deliberativo, 6 do Conselho Fiscal e 19 da Diretoria.
Com papel especial, capa dura, sobrecapa e acabamento de alto padrão, o livro relata ao longo de suas 272 páginas como a história dos 110 anos da ACIJ está entrelaçada com boa parte dos 170 anos de Joinville. “O livro traz uma abordagem que ainda não havia sido feita pela historiografia local. E demonstra que Joinville não seria o que é sem a ação da ACIJ”, resume o autor, Joel Gehlen.
No prefácio, o jornalista e historiador Apolinário Ternes ressalta a qualidade da pesquisa bibliográfica, formulada a partir do estudo de excelentes pesquisadores da história de Joinville. “É oportuna esta publicação, pois viabiliza a novas gerações o conhecimento do passado e a descoberta do espírito comunitário, do exercício do voluntariado e da essencialidade da coragem e resiliência, da disciplina, da persistência e da esperança”, complementa Apolinário.
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, destaca o fato de o livro resgatar e testemunhar o papel exercido pela entidade ao longo destes 110 anos, de unificar todas as forças da comunidade em torno de bandeiras econômicas e sociais, o que se reflete diretamente no desenvolvimento da cidade. “E é assim que imaginamos que a ACIJ continuará atuando nas próximas décadas. Sempre ao lado de Joinville. Sempre em prol dos associados e da comunidade. Sempre trabalhando por uma economia mais forte e por uma cidade mais feliz”, conclui Corsini.
O livro será entregue para associados, diretores, conselheiros, colaboradores, patrocinadores, parceiros, autoridades, imprensa, instituições de ensino e bibliotecas, entre outros públicos.

COMPARTILHE: