Emoção marca a posse dos novos imortais da AJL

 

Emoção marca a posse dos novos imortais da AJL

Escritores Antônio Müller e Taiza Mara Rauen de Moraes são os dois novos acadêmicos

 

A emoção deu o tom da Sessão Magna de posse dos novos membros efetivos e perpétuos da Academia Joinvilense de Letras (AJL), Antônio Müller e Taiza Mara Rauen de Moraes. A solenidade foi realizada no dia 11 de março de 2024, na Sociedade Harmonia-Lyra, em Joinville, e contou com a presença de autoridades, membros das principais entidades literárias de Joinville e região, escritores, amigos e estudantes da Univille.

Entre as autoridades, estavam o Secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Guilherme Gassenferth, representando o prefeito de Joinville, Adriano Silva;  a diretora Executiva da Secult, Ana Carolina Mafezolli; o assessor da Secretaria Municipal de Educação, Vanilson Marcelino Costa e a coordenadora de Gestão  Democrática  e Articulação, Thatiana Prado Brito de Carvalho, ambos representando o Secretário de Educação, Diego Calegari Feldhaus;  a vice-reitora da Univille, Therezinha Novais de Oliveira, representando o reitor Alexandre Cidral; Berenice Zabot, coordenadora Curso de Letras da Univille; Mariluci Neis Carelli, representante do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille.

Entre as entidades literárias, estiveram presente Silvana Beck Stival, presidente da Associação das Letras de Joinville, o presidente da ALBSC/São Francisco do Sul, Iratan Curvêlo; o Presidente da ALBSC/JLLE, Thiago Prado de Lima; e a presidente da Academia Catarinense de Cordel, Salomé Mel Pires.

A solenidade foi marcada ainda por uma homenagem surpresa à acadêmica Else Sant’Anna Brum, decana da AJL. Na ocasião, o acadêmico Marinaldo de Silva e Silva leu o texto-presente que escreveu especialmente para ela, e a presidente Maria Cristina Dias lhe entregou uma orquídea como reconhecimento da AJL.

Antônio Müller ocupará a cadeira nº 13, que pertenceu a Wilson Silva e tem como patrono o jornalista Eduardo Schwartz.

Taiza Mara Rauen Moraes ocupará a cadeira nº 15, que pertenceu a Josephina Dalila Johan Nocci e tem como patrono o Reverendo Fletcher.

 

Sobre os novos acadêmicos:

  • Taiza Mara Rauen Moraes é professora doutora titular na Universidade da Região de Joinville (Univille). Atua no curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, é editora chefe da revista digital Confluências Culturais e coordena o Projeto Institucional de Incentivo à Leitura – Proler/ Univille.  É líder do Grupo de Pesquisa – CNPq – Deslocamentos de Linguagens e Interfaces Culturais (DESLISE II/FAP Univille – atuante desde 2012, e é pesquisadora da Rede. ILer – Cátedra da UNESCO/PUC – Rio. As publicações em livros (oito) são resultantes de pesquisas e projetos da leitura do literário e do Cinema.

 

  • Antônio Müller é economista e professor universitário aposentado, com mestrado em Economia pela EPGE/ FGV, pós-graduação em Teologia e em Técnicas de Ensino, e MBA em Negócios e Finanças e em Marketing. Lecionou diversas disciplinas na Universidade Católica de Petrópolis, de 1976 a 2014. É autor de 11 livros, de gêneros como poesia, romance, infantil e teologia, entre outros.
COMPARTILHE: