Hora de derrubar muros (Reginaldo Jorge)

 

Hora de Derrubar Muros

Reginaldo Jorge

 

A cada dia os muros das escolas públicas estão mais altos, tanto os muros físicos, quanto os muros sociais. Nos últimos tempos estamos vendo desaparecer de forma avassaladora as relações entre alunos, família e comunidade com a escola. São poucas as instituições de ensino que interagem com a comunidade do seu entorno, parecendo grupos inimigos. Na grande maioria dos casos os pais pouco sabem o que vem acontecendo dentro da escola e muito menos ainda o que os professores e alunos vem produzindo em termos de aprendizado e conteúdo. Esta falta de comunicação é latente, e é comum acompanhar dentro e fora das salas de aula a realização e exposições de trabalhos excepcionais, produzidos por alunos incríveis, coordenados por professores espetaculares. Entretanto, este trabalho de nível não chega ao conhecimento dos pais como deveria, ficando trancafiados dentro das escolas, expostos em paredes frias, onde só alunos, professores e funcionários têm acesso. Como se os conteúdos produzidos fossem proibidos de serem mostrados para a comunidade.

Se existe de um lado uma desconexão entre escola e comunidade, por outro, as experiências entre pais, as escolas e gestores nem sempre são as mais amistosas. Permeia de um lado a falta de criatividade em muitas unidades escolares, onde somente, a interação com a comunidade do seu entorno acontece no surrado calendário de datas comemorativas, muitas vezes em horários impraticáveis para quem trabalha fora do ambiente escolar. Quando um pai ou um responsável é chamado em uma unidade escolar, na maioria das oportunidades, é para responder ou tomar conhecimento de alguma “ação inconveniente” que seu filho cometeu no ambiente de estudos. Nestes momentos os pais entram e muitas vezes saem da unidade escolar com os ânimos a flor da pele, pois as notícias e as cobranças muitas vezes são feitas com veemência. A angústia dos pais é tão grande que eles acabam inevitavelmente nem observando nada existente de positivo dentro do ambiente escolar.

Se fica com a impressão de que a escola gasta somente o seu tempo em chamar os pais para resolver questões pontuais dos seus filhos, pois passado o conflito, a comunicação praticamente se extingue. Os bons alunos existem aos montes nas instituições de ensino, com a produção de conteúdos absurdamente qualitativos. Entretanto, nestes casos, são raras as ocasiões que a instituição de forma oficial convoca os pais para estarem presentes em eventos para homenagear os seus filhos e raramente os reconhece para fortalecer assim o espírito do mérito. Já passou da hora dos dirigentes escolares acordarem para a questão de que as escolas não são ilhas para ficarem isoladas e sim estradas para construir uma relação forte com a família e a comunidade. Para a segurança de todos, em época de ataques contra estudantes, a escola tem que manter e melhorar os seus muros físicos, entretanto, está passando da hora de se reconstruir os muros afetivos. Como está a sua relação com a escola?

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