📕 Recepção a Reginaldo Jorge (Vieira)

Recepção a Reginaldo Jorge   11/11/21

Minha saudação à presidente da Academia Joinvilense de Letras ,  Sra Maria Cristina Dias. Minha saudação aos colegas eminentes Acadêmicos.

Saudação aos  empossados hoje, Maria de lourdes Bello Zimath e àquele que, por delegação desta augusta assembléia, tenho a honra e felicidade de recepcionar: o amigo e destacado  escritor Reginaldo Jorge dos Santos, para ocupara a cadeira número nº 29, que pertenceu a Elly Herkenhoff, tendo por Patrono Otto Boehm.

Saudação especial aos familiares e amigos, senhoras e senhores  que nos prestigiam com suas presenças.

Aqui estamos, neste nobre salão, reunidos em favor da cultura e da arte. Quantos eventos aqui ocorreram, quantos nomes desfilaram, quantas vozes se ergueram, quantas ideias ecoaram neste templo que poderia ser chamado de palácio da arte, cultura e lazer de Joinville.

Pois hoje aqui estamos, reverenciando e sentindo essas vibrações dos vultos do passado, empenhados em contribuir, agregar e homenagear o saber, através da nossa Academia Joinvilense de Letras.

Sempre será bom lembrar que nos salões desta Sociedade Harmonia-Lyra, em 1969,  ocorreu a solenidade de inauguração da AJL,  com a presença de personalidades renomadas no meio intelectual brasileiro, como o  escritor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, que representava, no ato, a Academia Brasileira de Letras.

Ao longo desses 52 anos esta casa tem reluzido pelo brilho do saber cumulativo de seus eméritos membros, que esbanjam beleza e arte nos seus poemas e prosas, menos deste que vos fala e que a cada dia aprende, se emociona e se alimenta da fartura das poesias e dos textos deles, publicados por esta Academia.

E se somam novos valores, neste bom ano de 2021: chegaram Bernadéte Schatz Costa e Elizabeth Aparecida de Castro Mendonça Fontes  e, hoje, tomam posse a querida e atuante Maria de Lourdes Bello Zimath, a Tuti, e o jornalista e escritor Reginaldo Jorge dos Santos.

Reginaldo Jorge atuou durante quase duas décadas  como repórter no Jornal A notícia e no Jornal de Santa Catarina, nas rádios Cultura AM, Colon FM e AM, Arca de Aliança (a antigaDifusora) e na TV da Cidade. É graduado em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com especialização em História e Historiografia do Brasil. Desempenhou a função de Assessor de Comunicação na Câmara de Vereadores de Joinville, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e no Senado Federal. Dirigiu a Biblioteca Pública Rolf Colin, o Arquivo Histórico e presidiu a Fundação Municipal Albano Schmidt. É professor   de história nas escolas municipais Oswaldo Cabral e Nelson de Miranda Coutinho e desenvolve um projeto dentro do novo ensino médio na Escola de Ensino Médio Nagib Zattar, no bairro Jardim Paraíso, na disciplina eletiva de Praticas e Linguagens no Campo Midiático, que tem por objetivo a criação de uma rádio experimental naquela escola.

Natural de Itajaí  e  em Joinville há cinquenta anos, é ativo participante do cotidiano cultural da nossa cidade.  Reginaldo integra uma família de jornalistas: Sua sobrinha Talita Rosa foi âncora do Jornal estadual da NSC TV, seu  irmão Anildo Jorge foi editor de esportes do Jornal A Notícia, seu sobrinho Jean Faísca é comentarista de esportes da 89,5 FM e outro sobrinho, Diego Santos também atuou no esporte do AN.

Já o conhecia através dos seus artigos, opiniões e da sua atuação política, mas foi através do seu trabalho como autor do livro Dona Herondina  a Professora de Joinville, minha saudosa mãe, que pude me tornar mais próximo de Reginaldo e perceber nele um jornalista-escritor sensível e completo.

Tenho a convicção total de que a Academia Joinvilense de Letras hoje se alegra, se eleva e honra seu passado com sua presença, querido amigo Reginaldo.

Aqui terás a amizade  te rodeando e o incentivo te abraçando, para que a inspiração continue fecundando os teus dias.

Seja bem-vindo!!

COMPARTILHE: