Vinhos e charutos (Nelci)

Vinhos e charutos   (Nelci Seibel)

Eu não acharia graça nenhuma na combinação vinhos e charutos. Mas o que seria do branco se não existisse o preto, não é mesmo? E as outras cores então… Ainda bem que o mundo é feito de cores, aromas e sabores. Assim todos podem fazer suas escolhas.

Para aqueles que curtem vinhos e charutos, eis o programa ideal. A Cordilheira dos Andes e seus picos de neve serão o cenário para a celebração da primeira edição de The Cigar & Wine Tour. A cidade de Mendoza acolherá este evento, que visa estimular os sentidos numa proposta que reúne tabaco, vinhos e gastronomia, bem como as paisagens imponentes e bucólicas do centro-oeste argentino. Nas instalações do vinhedo Clos de los Siete, os incomparáveis charutos Davidoff Cigars se juntam às criações do enólogo francês Michel Rolland, autoridade máximas do setor, num acontecimento exclusivo. Voltado para  pessoas do Brasil, Uruguai, Chile, Argentina e da América Central, este será um momento único para se desfrutar do que a vida tem de melhor a oferecer.

A paisagem natural da vinícola Clos de los Siete figura como personagem idílico desta prazerosa vivência. No Vale do Uco, área semidesértica de vegetação esparsa com solo arenoso e pedregoso, as uvas encontraram terreno fértil para crescer, alcançar a acidez desejada e atingir sabores mais intensos. Aos pés dos Andes, esta propriedade de 850 hectares – a despeito de desafios sem precedentes – prosperou. Formada por quatro vinícolas, administradas por famílias francesas de Bordeaux, hoje o vinho que leva seu nome se tornou símbolo de qualidade.

O responsável pelo resultado desses vinhos é o enólogo francês, Michel Rolland supra autoridade no mundo quando o assunto é elaboração de vinhos. E ainda trabalha como consultor para diversas vinícolas. Seu espírito empreendedor o levou a lugares como Patagônia, Toscana, África do Sul, Espanha, Índia e Napa Valley, nos Estados Unidos. Como costuma frisar, degusta mais de 40 mil tipos de vinho por ano, incluindo aqueles que ele mesmo elabora em 12 países, como a Argentina. Em Mendoza, particularmente, tem manifestado grande satisfação em experimentos com a uva Malbec.

Realmente não vejo graça na combinação “vinhos e charutos”. Porém, degustar 40 mil tipos de vinhos por ano é ter paladar dividido em  filigranas! Esse Michel Rolland…

Nelci Seibel 

Publicado no Jornal da Cidade em 9.1.2020. 

COMPARTILHE: