Acadêmica Maria de Lourdes recebe medalha da OAB

Na noite da solenidade de posse da nova gestão da OAB Joinville, o vice-presidente da OAB nacional, Rafael Horn, junto à presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, fizeram a entrega da Medalha Florisvaldo Diniz à Dra. Maria de Lourdes Bello Zimath.

Tuty, como é carinhosamente chamada pelos amigos, foi a primeira mulher em cinquenta anos a presidir a Subseção da OAB Joinville durante o triênio de 2019 a 2021. “Receber a Medalha Florisvaldo Diniz das mãos da primeira mulher na presidência da Seccional de SC, a Dra. Cláudia Prudêncio, foi, primeiramente, uma enorme surpresa; e, segundo, uma alegria sem tamanho; porque a medalha simboliza para mim, a oportunidade que tive de realizar uma missão repleta de desafios, tendo ao meu lado pessoas tão abnegadas, fazendo um trabalho voluntário sem esperar nada em troca. Com elas eu pude observar que mais importante do que ser reconhecido, é se reconhecer naquilo que a gente faz.”

Para a presidente da Seccional, a entrega da medalha foi uma data que marcou um momento de despedida que simboliza ao mesmo tempo todo trabalho realizado pela Dra. Maria de Lourdes e sua equipe, no decorrer dos últimos três anos.

“Se nós prestarmos atenção, não conseguimos dar conta de tudo que foi feito. E o sentimento dela é só de gratidão. Ela não reclamou nenhuma vez por todos os problemas e dificuldades que enfrentou no momento mais difícil da humanidade. Maria de Lourdes representa 50% da advocacia catarinense, e isso nos faz refletir como podemos nos inspirar nessa mulher que retrata todas nós”, declarou Cláudia.

O presidente da OAB Joinville, Óliver Jander Costa Pereira, também comentou sobre as contribuições significativas que foram proporcionadas pela gestão da Tuty. “A Dra. Maria de Lourdes fez contribuições enormes à classe advocatícia em um período muito difícil de pandemia. Ela soube conduzir com sabedoria a nossa subseção, por isso tem minha eterna gratidão!”

Dra. Maria de Lourdes Bello conta que com o passar dos anos aprendeu que a vida pode ser muito feliz e completa quando nos dedicamos a uma causa ou a alguém. Inspirada em São Francisco de Assis ela recomenda “Desejo ao Presidente Óliver, à sua diretoria e a todo staff, ‘serenidade para aceitar o que não se pode mudar, coragem para mudar o que é possível e, sabedoria para saber a diferença.”

Além de presidente, Tuty também foi vice-presidente e conselheira do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Joinville. Atualmente, ela compõe a bancada catarinense no Conselho Federal da OAB, que é um órgão responsável pela diretoria nacional.

Tuty com a Ministra Carmem Lucia e o Presidente do Senado Rodrigo Pacheco
COMPARTILHE: