Discurso – 4º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira (Maria Cristina)
Discurso – 4º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira
2023, 18 de outubro
Maria Cristina Dias
Boa noite a todos.
Prezados acadêmicos,
Prezadas autoridades já citados no cerimonial,
Caros amigos aqui presentes e que nos acompanham à distância, por meio da transmissão ao vivo dessa cerimônia nas redes sociais
Sejam bem-vindos à cerimônia de divulgação dos vencedores e premiação do 4º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira, uma realização da Academia Joinvilense de Letras, que conta com o apoio inestimável do Departamento de Letras da Univille e do patrocínio da Associação Wolfgang Goethe.
O concurso literário da AJL foi criado em 2017 pelo então presidente da AJL, Milton Maciel e homenageia o nosso ex-presidente e membro fundador da AJL, dr. Carlos Adauto Vieira, que nos deixou este ano, no dia 17 de março – e nos faz muita falta.
Advogado e escritor, cronista com senso de humor refinado, o dr. Adauto escreveu por 60 anos no jornal “A Notícia” e nos deixou vários livros publicados.
Era uma personalidade de vasta cultura e grande incentivador da leitura e da escrita, principalmente entre os jovens. Era comum vê-lo chegando à nossa academia com um livro nas mãos para presentear alguém, para compartilhar uma fonte de conhecimento.
Ele, juntamente com o nosso membro honorário Paulo Roberto da Silva, foram os responsáveis pela revitalização da Academia Joinvilense de Letras, há 10 anos. Foi com ele que aprendi que a Academia Joinvilense de Letras era, sobretudo, uma Casa de Amigos. E que uma academia tem também a missão de contribuir para a formação de pessoas. Dr. Adauto era uma inspiração e nós honramos seu legado com este concurso. Nossa eterna gratidão a ele.
Este ano, tivemos a satisfação de ver o 4º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira ter a presença ampliada nas escolas. Ao todo foram 499 inscrições de alunos de escolas públicas e privadas, um recorde nestas quatro edições. Entre os finalistas ficam 23 diferentes escolas, tanto públicas quanto privadas.
A qualidade dos trabalhos inscritos foi outro grande motivo de satisfação. Este fato não nos surpreendeu, visto que a Educação em Joinville é conhecida pela qualidade e sabemos da dedicação dos nossos professores para levar o seus alunos a darem o melhor de si. Mas confesso que os integrantes do curso de Letras da Univille e os nossos acadêmicos tiveram dificuldade para selecionar os melhores, pois os trabalhos eram muito bons. Portanto, independente do resultado, vocês que chegaram a ser finalistas e estão aqui neste momento, sintam-se vencedores.
Tivemos algumas gratas surpresas nesta edição:
Uma delas foi constatar a presença de alunos especiais, o que demonstra que a inclusão está a cada dia se tornando uma realidade mais presente nas escolas – e na vida de todos nós.
Outra, foi ver que alunos que se inscreveram no ano passado retornaram em outras categorias. Isto demonstra que o hábito da escrita está se consolidando neles. E que o nosso objetivo está sendo alcançado.
Outra surpresa boa foi observar que algumas escolas vestiram a camisa do concurso, trabalharam determinada categoria com seus alunos e inscreveram todos os textos produzidos. Observamos isso principalmente em Poesia Ensino Fundamental. O resultado foram ótimas produções e o destaque no concurso.
Esperamos que este resultado incentive ainda mais a participação das escolas e que no ano que vem este número de inscrições aumente, nos enlouquecendo para fazer as avaliações, mas ao mesmo tempo estimulando cada vez a nossa garotada a escrever – e a ler, pois sem ler ninguém escreve.
E que esta experiência seja uma semente na vida de vocês, estudantes, que dê bons frutos e, principalmente, muito prazer.
Um concurso como este não se faz sozinho. Ele é repleto de detalhes, de situações imprevistas – leva tempo, esforço, dedicação. Quero agradecer a cada acadêmico que participou da realização deste evento, dedicando tempo e energia para que tudo desse certo.
Também gostaria de agradecer ao Departamento de Letras da Univille. O papel dele, da Rosana, foi fundamental para o sucesso deste concurso. Graças a ele, em nenhum momento nós, da AJL, ficamos sabendo quem eram os competidores – tudo foi às cegas. E mesmo agora, somente eu, a Rosana e a acadêmica Bernadete Costa , que não está aqui presente, mas fez todos os certificados, sabemos quem são os vencedores. Os demais acadêmicos vão conhecer o resultado junto com vocês, na hora em que os envelopes forem abertos. Isto tudo para garantir a isenção na avaliação e a isenção do resultado.
Um agradecimento especial à Associação Wolfgang Goethe, que viabilizou financeiramente o concurso e possibilitou a sua realização.
E, claro, nossa gratidão pela presença de cada um de vocês, física ou virtualmente.
Muito obrigada!