Textos Vencedores Concurso Carlos Adauto Vieira – 3º Lugar Ensino Fundamental

 

A Academia Joinvilense de Letras tem a satisfação de apresentar os textos dos estudantes vencedores do 3º Concurso Literário Carlos Adauto Vieira, realizado em 2022.
O concurso é promovido pela Academia Joinvilense de Letras e conta com o apoio do Instituto Carlos Roberto Hansen.

3º lugar – Ensino Fundamental

Joinville renasce, de Beatriz Cercal Cachoeira

Professora responsável: Carolina Bittencourt

Escola Municipal Professora Virgínia Soares

 

JOINVILLE RENASCE

 

Em plena era digital, em que tudo se busca e se vive num mundo virtual, nossa antiga Colônia Dona Francisca e atual Manchester Catarinense restaura sonhos, resgata memórias e vivências, indispensáveis para o entendimento da evolução, frustrações, lutas e progresso, da maior cidade de Santa Catarina.

Com a revitalização dos museus de Joinville, citando aqui o Museu de Imigração e Colonização, que mais especificamente nos remete a uma Joinville inimaginável para os dias atuais. Temos a oportunidade, agora com mais conforto e acessibilidade, de instantaneamente nos transportar a situações e momentos nostálgicos, de um povo trabalhador, desbravador, com uma rica cultura, que nos faz hoje, voltar orgulhosamente ao museu, ver de perto, sentir a emoção de, por instantes, transcender aquela época.

O trabalho, a alimentação, o descanso, a mobília, utensílios, vestuário, transporte, o convívio, tudo relatado ali na nossa frente, “ao vivo”, sem fotos ou vídeos, mas com uma vida, um entusiasmo que, somente quem visita, sai com a sensação de resgate, de conhecimento, de orgulho, de poder dar continuidade a uma luta iniciada há séculos, de largar o celular e imaginar como eram as noites naqueles quartos, almejando – em sonhos e orações – condições dignas, uma evolução que parece tão óbvia, mas impensável à época.

A arquitetura imponente e preservada, em frente a Rua das Palmeiras, voltou depois de quatro anos de reformas, despertando o culto pelo passado em um presente tão futurista. O avanço que chegou com tanta força, misteriosamente nos instiga a respirar antiguidades, para exalar conhecimento e entendimento, de quem orgulhosamente somos e em quem nos transformamos.

Meu desejo para o futuro? Que este palacete continue acumulando histórias, vidas e sonhos. Que o joinvilense mergulhe nesta onda de conhecimento, nos instigando a aprimorar ainda mais, nosso aprendizado sobre a trajetória daquele povo. Que o passado, o presente e o futuro continuem lado a lado, preservados, encontrando-se lá.

 

COMPARTILHE: