Discurso de posse dos novos acadêmicos Taiza Moraes e Antônio Müller (Maria Cristina Dias)

Discurso de posse dos novos acadêmicos Taiza e Antonio – 2024, 11 de março

Maria Cristina Dias

 

Boa noite a todos.

Prezados componentes da mesa, confrades da Academia Joinvilense de Letras, escritores representantes das entidades literárias de Joinville e da região,  amigos presentes aqui na Sociedade Harmonia-Lyra, amigos que nos acompanham à distância, por meio da transmissão ao vivo dessa cerimônia nas redes sociais.

Em primeiro lugar, queria deixar um abraço especial à dona Else Sant’Anna Brum, nossa decana, uma escritora que encanta gerações de leitores com suas histórias infantis. Uma acadêmica exemplar, que participa ativamente de todos os momentos da Academia Joinvilense de Letras, contribuindo para a força dessa instituição. E uma pessoa maravilhosa, com um coração maior que o mundo, onde cabe todos nós. Dona Else, a senhora é muito amada por nós – nunca se esqueça disso.

É com muita satisfação que nos reunimos hoje para receber na Academia Joinvilense de Letras dois novos acadêmicos efetivos e perpétuos: os escritores e professores Taiza Rauen de Moraes e Antonio Müller, duas pessoas com  trajetória consolidada nas Letras e na Cultura, que desenvolveram (e continuam desenvolvendo) uma obra consistente ao longo da vida – e por isso estão aqui hoje, conosco.

Cada acadêmico que chega a esta casa de amigos é motivo de alegria. Aos poucos, sem pressa, com critérios apurados, estamos conseguindo preencher as 40 cadeiras existentes na nossa academia. Sofremos algumas perdas irreparáveis nos últimos anos, mas respiramos fundo e seguimos em frente – e hoje somos 33 acadêmicos efetivos e mais os correspondentes e honorários, que muito nos honram. Amigos, essa é uma grande conquista para a nossa academia, acreditem.

Na Sessão inaugural da Academia Brasileira de Letras, em 20 de julho de 1897, na qualidade de Secretário Geral, Joaquim Nabuco, já destacava que “a uma Academia importa mais elevar o culto das letras, o valor do esforço, do que realçar o talento e a obra do escritor.”

Assim, aqui, na AJL, enaltecemos a obra de cada autor e a desejamos, aplaudimos o talento e as vitórias individuais, mas vamos além. Esperamos que os acadêmicos se unam para fortalecer essa casa e seus ideais.

“Domus Amica Domus Optima”, como não se cansava de repetir o nosso querido presidente  dr. Carlos Adauto Vieira. Esta casa de amigos preza pela harmonia e pela amizade.

A imortalidade vem da nossa obra, dessa que construímos ao longo da vida e pela qual somos reconhecidos. Mas a nossa força, a força da nossa Academia Joinvilense de Letras, nos estimula e inspira, vem da união que cultivamos. É essa união que garante não só a nossa imortalidade, mas a da nossa Academia. Sem isso, essa medalha que trazemos no peito perde o sentido.

E o que é a Academia, alguns podem perguntar? Em 2023, nós trabalhamos em nosso Planejamento Estratégico justamente para não deixar dúvidas sobre quem somos ou para onde vamos. E, com isso, focar no que precisamos fazer para alcançar os nossos objetivos.

Nossa missão é “Preservar e promover a língua portuguesa e a literatura em Joinville, valorizando, resgatando e estimulando a produção literária local, mantendo o bom convívio entre escritores.”

Nossa VISÃO é Consolidar a Academia Joinvilense de Letras entre as referências acadêmicas em Santa Catarina e no Brasil pela excelência de seus acadêmicos e pelo trabalho literário que realizam, tanto nas publicações quanto no fomento do livro e da leitura.

E os nossos VALORES também são claros: A Academia Joinvilense de Letras preza pela liberdade de expressão, pela ética, pelo respeito às diferenças, pela participação na sociedade, pela qualidade de suas atividades e pela transparência das ações e preservação de suas tradições. Ela pauta suas ações pela empatia, coerência, responsabilidade e comprometimento.

Nos apoiamos nas nossas forças, que são muitas:

  • Uma história de mais de 50 anos de atividades, representada no dia a dia por nossas tradições e rituais;
  • Uma biblioteca física composta por autores catarinenses e, especialmente, joinvilenses, e uma biblioteca virtual com obras dos acadêmicos
  • A diversidade na formação dos acadêmicos
  • Uma Sede junto a uma sociedade cultural centenária
  • Os valores individuais dos acadêmicos, que são o alicerce das atividades
  • A presença de canais de comunicação consolidados (site, facebook, Instagram e, agora, Youtube)
  • A inserção dos acadêmicos na vida cultural da cidade
  • A produção acadêmica profícua

Essa é a Academia Joinvilense de Letras! É nessa casa, caros Taiza e Antonio, que vocês estão ingressando agora.

 

Taiza e Antonio,

Estou especialmente feliz em recebê-los em nossa Casa.

Assim como muitos dos presentes e dos que nos ouvem à distância, também fui aluna da Taiza. Aluna no mestrado de Patrimônio cultural e Identidade na Univille. Pude conferir na prática a ação dessa professora para conduzir seus alunos, para incentivar o pensamento crítico e as letras. Mais que um professor que ensina, Taiza encarna e dá sentido à figura do mestre – do mestre que conduz, que inspira, que abre horizontes para seus pupilos. Sou muito grata a isso e a abraço aqui com especial carinho.

Antonio é amigo novo. Chegou em Joinville há alguns anos trazendo uma bagagem respeitável, conquistada em instituições como a PUC de Petrópolis e a ONU, entre muitas outras. Sua escrita, seu conhecimento, chamou a atenção do nosso confrade Apolinário Ternes, que nos apresentou à sua personalidade e destacou a sua obra. Além dos 11 títulos publicados, tem mais vários prontos, a espera de edição. Que venham logo!

Os dois, Taiza e Antonio, chegam para engrandecer ainda mais a Academia Joinvilense de Letras.

Eu sempre destaco que a Academia Joinvilense de Letras, como toda casa de amigos,  é uma casa de portas abertas. Convido vocês a visitarem o nosso site, a nos seguirem nas redes sociais (o Facebook, o Instagram e agora o Youtube, (que está sendo construído), onde semanalmente são postados textos e atividades de nossos escritores, a participarem de nossas atividades, como o Concurso Literário, a entrarem em contato conosco sempre que quiserem.

Estamos aqui e cada um de vocês sempre será bem recebido.

Sejam bem-vindos, Taiza Rauen de Moraes e Antonio Müller.

Sejam bem-vindos, amigos!

Boa noite e muito obrigada a todos pela presença!

 

 

Taíza Mara Hauen de Moraes                           Antônio Müller

COMPARTILHE: