Discurso de recepção da professora Taiza Mara Hauen Moraes (David Gonçalves)

 

Discurso de recepção da professora Taíza Mara Hauen Moraes

 

Prezados Senhores,

 

Há tempo a vida da professora Taiza e a minha se cruzam.

Na década de 80, eu era professor de literatura brasileira e teoria literária na FURJ, hoje Univille. Tive que deixar a universidade para cuidar de negócios, por motivos de viagens sucessivas. A professora Taíza assumiu o meu posto.

Deixei a Universidade mas não deixei a literatura.

Desde aquela época, temos o mesmo compromisso: a literatura. Ela no ensino e pesquisa, eu, na escrita de contos e romances.

Por quase quarenta anos, A professora Taiza vem formando professores na língua portuguesa e na literatura. Não há nenhuma escola em Joinville que não tenha discípulo dela.

Seu currículo é extenso. De doutora em Literatura Brasileira pela universidade de Santa Catarina a coordenadora do projeto PROLER região de Joinville.

Todos sabem de suas atividades e feitos em prol da Literatura. Mas é necessário que se diga: ela tem paixão pelas Artes, sobretudo a Literatura. Para ela, a literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem.

Pois há três tipos de professores de literatura:

– os que que fazem as coisas acontecerem, criando e incentivando;

– os que ficam observando e apenas ensinando, como um transmissor de conhecimento;

– e os que ficam perguntando o que está acontecendo, sempre voltado ao passado.

A professora Taíza sempre fez as coisas acontecerem, criando e incentivando. Acreditando na força da leitura. Ela não vê a literatura apenas como objeto do saber. Ela vê como exercício de linguagem, gosto e prazer.

Assim, a literatura sempre antecipa a vida. Não a copia, amolda-a aos seus propósitos.

O que importa mesmo é a sua dedicação constante ao ensino de Literatura. Sua fé inabalável na boa literatura. Sua crença nas Artes. Num país de poucos leitores, ela é a estrela que brilha e dá novos rumos ao conhecimento humano.

Há pouco, eu disse que a vida da professora Taíza e a minha se cruzam. Recentemente ela orientou a dissertação de mestrado da professora Cladir Gava sobre minha obra, que foi aprovada com louvor e distinção. Neste momento, ela orienta a dissertação de doutorado, também da professora Cladir, sobre meus romances, da qual estou curioso para ler.

Portanto, sua entrada na Academia Joinvilense de Letras era esperada com ansiedade. Nossa Academia precisa de pessoas assim, que se dedicam com intensidade e profundidade ao fazer literário de um povo. Joinville e a Academia se sentem honrados com a presença da professora e estudiosa Taíza, da qual esperamos contribuição para o desenvolvimento e incentivo à cultura.

Seja bem-vinda, professora Taíza, nesta casa de amigos!

David Gonçalves

 

Anexo:

Taiza Mara Hauen Moraes possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado/SC, mestrado e doutorado (área de concentração Teoria da Literatura) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de licenciatura/bacharelado em Letras, ministrando as disciplinas: Literatura Brasileira I e II, Crítica Literária, Estudos do Cânone Literário e no Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade -PRPPG, ministra as disciplinas: Seminários de Produção Científica I, Cultura Visual e Verbal, Memória e Identidade e Estudos Avançados em Memória Linguagem e Identidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura – contação de histórias, leitura – incentivo – formação de leitores, linguagens do cinema; crítica e memória. Membro da Academia Joinvilense de Letras. Editora Chefe da Revista digital “Confluências Culturais”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural – PRPPG/UNIVILLE .Coordena o comitê PROLER Joinville – Projeto Institucional de Extensão de Incentivo à Leitura – PROLER/ UNIVILLE. Coordena o projeto Deslocamentos de linguagens e interfaces culturais II (DESLISE II /FAP UNIVILLE), líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq) – http://imbricamentos.blogspot.com.br, atuante desde 29/03/2012. Pesquisadora da rede IILer – Cátedra da Unesco/PUC/Rio.

 

Taíza Mara Hauen Moraes

COMPARTILHE: