Mulheres em alta (Salustiano)

MULHERES EM ALTA

Embora muitos não se aperceberam, nos últimos dias Joinville passou (e está passando), por uma intensa ebulição cultural.
Estamos tendo a Feira do Livro, agora em sua 17ª edição, com o tema “A força transformadora da leitura. Criada em 2004, este evento tem sido motivo de orgulho para nossa cidade, na medida em que fomenta, principalmente em crianças e adolescentes, o gosto pela leitura.
Em paralelo, e não menos importante, tivemos o 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores, por iniciativa da Associação das Letras, evento feito em tributo a Carlos Drumond de Andrade, com o significativo tema “Acordes de poesia acordam a memória”.
Marcou presença também nessa efervescência cultural a sessão magna da AJL – Academia Joinvilense de Letras, com o ingresso de dois novos acadêmicos, Maria de Lourdes Bello Zimath e Reginaldo Jorge dos Santos, que vieram para agregar e enaltecer essa que é a segunda mais antiga academia de letras de Santa Catarina.
Mas o que chama a atenção é o denodo e a determinação dos dirigentes destas entidades, posto que todas são capitaneadas por mulheres, todas intrinsecamente ligadas pelos mesmos objetivos.
A Feira do Livro vem sendo reeditada a cada ano graças à tenacidade de Sueli Brandão, que a duras penas consegue fazer de cada edição um grande sucesso. Sueli é acadêmica da AJL e tem se dedicado com afinco à disseminação da cultura em nossa cidade.
A Associação das Letras, que edita o Encontro Catarinense de Escritores e Leitores, é dirigida por Simone Nascimento Silva, também acadêmica da AJL e que não tem medido es-forços para que esse evento continue acontecendo.
E a AJL tem como presidente a acadêmica Maria Cristina Dias, que também não mede esforços para manter acesa a chama da leitura (e escrita) em nossa cidade.
E para coroar esse encadeamento cultural é de se registrar o ingresso na AJL de Maria de Lourdes Bello Zimath, que hoje é a primeira mulher Presidente da OAB – Ordem dos Ad-vogados do Brasil, subseção de Joinville.
Realmente nossas mulheres estão em alta.
Parabéns e que muitas outras possam se somar ao nobre objetivo de difusão da cultura.

Salustiano de Souza

COMPARTILHE: