Você já olhou o caderno do seu filho hoje? (Reginaldo Jorge)

 

Você já olhou o caderno do seu filho hoje?

Reginaldo Jorge

 

A existência do tripé Família, Escola e Comunidade aos poucos vai se esvaindo de dentro da estrutura educacional.
Há muito tempo as famílias têm se afastado da sua contribuição educacional para com as crianças. Nas décadas passadas, os pais eram fiéis escudeiros dos conteúdos dos cadernos e do aprendizado dos seus filhos e, não raramente, iam até as unidades escolares para conversar com a direção e professores.
Quando os pais recebiam qualquer notificação via caderno das crianças, a família entrava em polvorosa e se unia para tentar ajudar quando se tratava de conteúdo e, interagir quando a questão era comportamental. Atualmente, as notificações escritas adormecem dentro dos cadernos e, em não raro os casos, até o contato via telefone e mídias sociais por parte da instituição de ensino com os responsáveis, fica comprometido…

Esta “desatenção” dos pais pesa, em muito, no aprendizado das crianças que ficam sem um suporte para as suas dúvidas e acompanhamento fora do ambiente escolar.
A falta do olhar familiar para a participação das crianças nas atividades escolares é apenas a ponta do iceberg do problema que é muito mais complexo do que se possa imaginar…
Se aos adultos ou responsáveis da casa não sobra “tempo” para acompanhar a produção acadêmica diária ou semanal da criança, o que esperar do lado emocional e afetivo? Esta ausência dos pais e responsáveis no cotidiano das crianças vem acompanhado de uma série de malefícios com destaque no baixo desempenho nas aulas, acrescido da falta de sociabilidade. E, ainda, a constante ausência de motivação para compreender e executar tarefas, pois a criança sabe que se fizer não será elogiada, e se não cumprir com suas obrigações escolares, também não será cobrada em casa.

Esta desatenção dos pais leva a criança a um estado de letargia e de não ter nenhum envolvimento com a atividade acadêmica que lhes é proposta diariamente pelos seus professores. Além disso, desencadeia um lastro de indisciplina que vai desde o desrespeito com os colegas de sala até o cometimento de atos de infração e violência como uma forma inconsciente de chamar a atenção para a sua existência…
Tudo isso acarreta outra questão que gera a desorganização da criança que deixa de fazer trabalhos, atividades e tarefas de sala de aula, ficando desconectada do aprendizado adquirido pelos demais estudantes.

As exigências do mundo corporativo e o excesso de trabalho dos pais podem estar atrapalhando no relacionamento com os filhos. O compulsivo uso das mídias sociais e seus muitos aplicativos, em detrimento dos filhos e da família, também podem estar contribuindo para o distanciamento de pais e responsáveis com as crianças. A escola faz o seu melhor para manter os alunos com o foco nas atividades e conteúdos. Entretanto, os professores não podem substituir o carinho, amor, afeto e cuidados que só uma família pode oportunizar.

Você já olhou o caderno do seu filho hoje?

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